Mundial 2026 de futebol vai dar 9 ou 10 vagas a África

ByTribuna

1 de Abril, 2023

Em 2026, e pela primeira vez na história, vamos ter um Mundial de futebol organizado por 3 países, Estados Unidos, Canadá e México.

Mas as novidades não ficam por aí. Vamos passar de 32 seleções para 48 que vão disputar o Mundial de futebol em 2026; nove serão garantidamente do continente africano que terão apuramento directo. Possivelmente haverá mais uma vaga dependendo de um play-off final envolvendo seis equipas. Será realizado um mini-torneio para decidir as duas últimas vagas para o Mundial, composto por uma equipa por confederação (excepto a UEFA ) e uma equipa adicional da confederação dos países-sede ( CONCACAF ). Até aqui, África só tinha direito a cinco vagas. A Europa terá 16 representantes. O Presidente da FIFA Gianni Infantino salienta que está a “democratizar” a competição. Já a Ásia terá nove vagas; a CONCACAF, que cobre a América do Norte, América Central e Caraíbas, terá oito lugares; a América do Sul fica com sete lugares disponíveis.

De acordo com a FIFA, cada confederação tem autonomia para definir o modelo de competição e o período para os jogos de classificação para o Mundial.

Esta será a 23ª edição disputada no período tradicional, entre os meses de junho e julho. A data da final foi marcada para domingo, 19 de julho.

A grande “bandeira” deste mundial vai ser a Inclusão. Segundo Gianni Infantino, o novo formato do Mundial vai proporcionar aos países de todos os cantos do mundo mais hipóteses de brilhar no cenário global.

“Vamos, é claro, organizar o maior Mundial da FIFA de todos os tempos, em 2026, também porque passamos de 32 para 48 seleções e de 64 para 104 partidas”, disse.

Após a sua reeleição para um segundo mandato como presidente da FIFA, no 73º congresso do órgão, Infantino destacou também que “será o Campeonato do Mundo mais inclusivo de todos os tempos, e queremos ser, e temos que ser, inclusivos”.

Bom, e esperamos que em 2026, possamos contar com a presença das nossas Palancas Negras, cuja única participação em Mundiais aconteceu em 2006 na Alemanha, que teve como grande vencedora a Itália.