Tendências 2023: as principais apostas das passerelles internacionais – Parte II

ByTribuna

2 de Dezembro, 2022

(Continuação)

5. Recortes e transparências sensuais

Outra tendência que foi unânime em todas as capitais da moda. Dessa maneira, percebemos que as tendências 2023 exaltam a feminilidade de uma forma muito sensual, seja com recortes ou transparências.

O destaque desta vez é a cintura e, portanto, as modelagens deixam a região à mostra. Há quem chame a tendência de “efeito Euphoria”, já que os looks realmente lembram o figurino das personagens principais da série. No entanto, também é uma tendência que se veio a delinear já há algumas temporadas, atingindo agora o seu ápice.

6. Macacão justo e elástico em alta nas tendências 2023

Logo depois, temos outra peça bem sensual. Na maior vibe “Mulher Gato”, o macacão bem colado ao corpo é destaque nas passerelles. Com bordados, recortes e transparências, a peça consagra-se como hit para quem adora um estilo bem sexy.

7. Vermelho é a cor mais quente

Sim, sempre teremos alguma cor em destaque. Desta vez, o título ficou para o vermelho cereja que, sem dúvida, vai virar hit. Várias marcas apresentaram blocos inteiros com a cor, muitos looks monocromáticos e até metalizados.

Já em solo italiano, foi a vez da Versace explorar toda a sensualidade do vermelho. Na passerelle, as irmãs Bella e Gigi Hadid desfilaram peças icónicas da marca, combinadas com botas de látex também na mesma cor. É de se esperar que os looks com vermelho sejam bastante poderosos.

8. Botas over the knee

Seja em couro, vinil ou até mesmo tecido, as botas com cano super alto são aposta certa para aquecer o Outono/Inverno.

Na Versace e na Givenchy, o acessório aparece quase como uma segunda pele, com o cano a mesclar-se à barra das saias e vestidos. Por outro lado, na Bottega Veneta a aposta é mais clean, um preto elegante e que promete conquistar até as mais avessas à tendência.

9. Lingerie e corset também inspiram as tendências 2023

E, como dissemos anteriormente, sensualidade é a palavra de ordem. Sendo assim, é claro que as peças inspiradas em lingeries não poderiam faltar.

Nas passerelles de Nova York e Milão o tecido apareceu nos detalhes, mas também ganhou muito destaque na Dolce & Gabbana. Assim como a Gucci, a marca apresentou uma coleção com muita lingerie à mostra.

E por falar em lingerie, há sempre uma peça que se destaca. Destaa vez, foi o corset. Ele apareceu quase unânime nos desfiles italianos, virando peça central dos looks da Fendi, Act N.1 e Versace.

10.  Casaco longo de pele falsa também aparece nas tendências 2023

Por último, uma aposta para os dias de frio. Desta vez, o casaco de pele surge bem alongado, com silhuetas simples. Nota-se também, como a moda ética está na pauta por aqui.

Afinal, cada vez mais as marcas comprometem-se em abandonar o uso de peles de animais. A Dolce & Gabbana, por exemplo, recentemente comprometeu-se a banir o material das suas próximas colecções.  Portanto, a indústria renova-se e busca alternativas sintéticas com uma qualidade cada vez maior.

Conclusão

De facto, a indústria da moda está a apostar as suas fichas no fim da pandemia. E se antes indagávamos qual seria o “novo normal”, no que depender das tendências 2023 ele será extremamente alegre e optimista.

É um momento de deixar um pouco de lado os looks mais austeros e apostar na sensualidade, no glamour e nas cores. Assim, o armário fica mais divertido e a vida, certamente, mais leve.