A conceituada actriz Celma Pontes, que foi convidada a participar de um debate sobre o cinema em Angola, foi surpreendida ao ser homenageada pelos seus 27 anos de carreira, durante o festival da consciência negra que decorreu no Teatro Prudential, bairro da Glória, localizado no Rio de Janeiro, Brasil.
A actriz salientou que já foi homenageada várias vezes em Angola, mas que se sente muito honrada por ver o seu esforço e trabalho a ser reconhecido também em terras de Vera Cruz.
“Pois não é fácil, encontro sempre algumas barreiras, mas com a ajuda de artistas brasileiros e a comunidade angolana consigo sempre! Em Angola já é o que é; imagina fora dela uma Angolana (o) levar uma peça de teatro? Muito Desafiante! Mas eu me propus a fazer isso pela arte, cultura e porque é o meu trabalho e o que mais amo fazer”, afirmou Celma.
A artista acrescentou que este tipo de homenagem acontece no mês de Novembro, que é dedicado à consciência negra no Brasil, na qual reconhecem o trabalho de diversas figuras africanas em reconhecimento ao relevante contributo à promoção do bem em comum, da cultura e arte no continente africano e no Brasil.
“Pelos 27 anos de trabalho como actriz em Angola, e pelos trabalhos que tenho feito no Brasil desde 2014 como peças de teatro, participação em eventos afro-culturais, já desfilei no carnaval do rio 3 vezes, evento folclórico que é de extrema importância para o povo brasileiros, trouxemos o filme MUTU MBI e agora venho participar em palestras e debates em São Paulo e no Rio de Janeiro, sobre o dia da consciência negra, e trago também uma peça que estará em cartaz por 2 dias na casa cultura Angola de São Paulo”, disse.
Celma Pontes foi homenageada no evento organizado pelo “Teatro Prudential e a Literafrica” durante o festival da Consciência Negra, que decorre durante todo o mês de Novembro no Brasil.
Nascida a 14 de Maio em Luanda, Celma é uma mulher de várias facetas. Dedicada à arte e comunicação, tem no seu currículo formação em secretariado executivo, passagem como funcionária pelo Ministério do Interior, contabilista na MUJIMBOS comercial, assistente de direção na empresa VYSPA e sub-diretora de Marketing na Empresa Angola Business Corporation.
Rosto e voz de campanhas de publicidade, com personagens no cinema e novelas televisivas, esta mulher de sucesso, já havia deixado o seu rasto de talento em terras brasileiras. Em 2016 e no ano seguinte, ela participou do FESTILUSO – Festival Lusófono de Teatro no Brasil, promovido no Piauí, em Teresina, com o grupo RESGARTE, na peça Hamlet.