Espetadas de frango e limão – Uma receita saborosa e saudável!

ByTribuna

28 de Outubro, 2022

Quando pensamos em galinha, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a famosa muamba de galinha, o prato mais marcante e típico do nosso país. O frango é a carne mais consumida em Angola, e como não podia deixar de ser, existem mil e uma maneiras de o confecionar. Hoje vamos aprender a fazer uma receita de frango, que além de muito saborosa, não é comum ser preparada desta maneira pelas nossas terras, mas o mais importante de tudo, é saudável e de fácil preparação.

Ingredientes

1 Pequena hortelã,

150g iogurte natural, mais extra para servir (opcional)

1 limão, raspas e sumo

½ colher de chá de cominho moído

½ colher de chá de coentro moído

Gengibre ralado

4 peitos de frango sem pele, cada um com corte em 6 pedaços

4 pãezinhos ou pitas integrais

2 pequenas alfaces, de preferência little gem

1 cebola vermelha pequena, fatiada, para servir

Repolho roxo em conserva, molho de pimenta e húmus, para servir (tudo opcional)

Atenção: Você vai precisar de 4 espetos de metal ou madeira

Modo de preparação

PASSO 1

Pique metade da hortelã e coloque uma tigela com o iogurte, metade do sumo de limão, todas as raspas de limão, especiarias e gengibre. Misture bem e tempere com muita pimenta preta e uma pitada de sal. Adicione os pedaços de frango, misture bem e coloque no frigorífico por 20 a 30 minutos. Enquanto isso, mergulhe 4 espetos grandes de madeira em água por pelo menos 20 minutos (ou use os de metal).

PASSO 2

Quando estiver pronto para cozinhar o frango, aqueça a grelha em fogo médio e alinhe a bandeja da grelha com papel alumínio. Passe o frango nos espetos de madeira ou metal encharcados e grelhe por 15 a 20 minutos, virando no meio, até dourar e cozinhar.

PASSO 3

Aqueça pão sírio sob a grelha por alguns segundos e sirva-os cobertos com alface, frango, cebola vermelha, sumo de limão e a hortelã que sobrou e quaisquer extras opcionais, como iogurte extra ou repolho em conserva, molho de pimenta e húmus.