Parece um tempo de acalmia, mas isso é enganador. A oposição desleal reformula as suas estratégias para voltar ao ataque.
Contudo, as melhores notícias vêm do Executivo que numa semana apresentou três vitórias nítidas e inspiradoras.
A primeira vitória foi o lançamento com sucesso do AngoSat 2. A questão não é, e nunca foi, que o satélite tenha tecnologia angolana ou seja uma vitória da engenharia angolana.
A questão é que representa uma oportunidade única para criar um nicho de conhecimento e especialização em África nas telecomunicações via satélite. Assim, o lançamento do satélite não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida para Angola estabelecer um grupo avançado de investigação nas universidades e na comunidade científica dedicado a estes temas.
O embrião está formado na equipa angolana que acompanhou o projecto, agora deve ser realizada a ligação à universidade e à investigação aplicada. Esta é a grande vitória do lançamento do satélite, a possibilidade da criação de um cluster universitário e científico dedicado à matéria. Esperemos que assim seja.
A segunda vitória foi o voto de Angola nas Nações Unidas em relação à Ucrânia. Ao não se abster, o país mostrou-se como uma nação confiante da sua independência e soberania, e que pode, ultrapassando velhos constrangimentos, apontar o rumo para uma sociedade mais democrática e de progresso. O voto angolano, é um voto por uma África livre de decidir e sem medo das potências. Angola abriu uma porta ao mundo para confiar num governo aberto e amigo do investimento ocidental. Isso vai ser muito positivo.
A terceira vitória é uma bofetada naqueles que fizeram uma campanha eleitoral suja baseada na fome e miséria de Angola. Angola é um dos 32 países que diminuíram em 50%, ou mais, o seu Índice Global de Fome (IGF) desde 2000. Não está tudo resolvido, mas ao contrário daquilo que se tornou moda afirmar, há um efectivo esforço do governo para diminuir a fome e esse esforço está a ter sucesso.
Estão abertos caminhos de progresso e prosperidade para o país e isso é a grande vitória.