Não é novidade, era uma questão de tempo, incompatíveis nos apoios e compromissos internacionais, pólos opostos na postura interna, ACJ “Bétinho” é o típico tirano cego e ambicioso com espírito neocolonialista, e Lukamba “Miau” Gato é o boçal ruralista com postura de soba exercendo com prepotência o Poder arbitrário, assente e sustentado por uma oligarquia déspota familiar.
Há elos que os ligam e que forçam uma relação de proximidade, realce para o separatismo que anuncia autonomias, a começar por Cabinda e Lundas, o ódio obsessivo ao MPLA, mas há incompatibilidades insanáveis, ACJ “Bétinho” é sipaio dos saudosistas portugueses e sacristão do Vaticano, e o sargento da Mocidade Portuguesa Lukamba “Miau” Gato é protestante e lacaio dos resistentes do Apartheid.
Esta questão interna insanável na UNITA, ocultada na caminhada obscura da clandestinidade e subversão para com o inimigo comum, é amplificada e decisiva na hora de dar visibilidade aos equilíbrios, daí a incapacidade de encerramento da Lista de candidatos, e o cancelamento da viagem do coordenador da campanha a Cabinda, onde a família de Raúl Danda esperava respostas dos inquisidores.
O desfecho deste somatório de antagonismos vai ser triste e trágico, à boa maneira do Galo Negro sabe-se que não há lugar no topo para dois, Samakuva promoveu ACJ “Bétinho” e teve a resposta, e na hora do acerto em que a oligarquia déspota familiar carregar no andor o americano da CIA, Abel “Totozinho” Chivukuvuku, a culpa estará já planeada para a responsabilidade do MPLA e do Governo.
Obcecados e intransigentes, os marimbondos e ressabiados, ao que se juntam os agitadores que apelam perenemente à violência, são aliados ocasionais, une-os a ideia de vingança a Fernando Miala e João Lourenço, e uma lista sem fim de ajustes de contas pessoais, que pressupõem uma viagem bastante atribulada até à contagem dos Votos se a UNITA lá chegar.
Marcolino “Idiota” Moco é um caso peculiar, é um caso de indigência, por diversas vezes nos últimos dias, esteve de manhã na Lista de candidatos e retirado de tarde, o mesmo se passou com Tchizé dos Santos que parece arredada definitivamente.
Espera-se uma semana a fervilhar de emoções no SOVISMO, todavia ACJ “Bétinho” prepara mais uma viagem, lá teremos mais umas foto-montagens ridículas com Ursula von der Leyen com uma garagem ao fundo, e o tirano mentiroso com uma fita de jornalista pendurada ao pescoço. O patrão da Hungria desenrasca tudo.