Canonici Investimentos: a razão da fúria da Igreja Católica

ByAnselmo Agostinho

12 de Fevereiro, 2022

Na Igreja Católica a invocação do mais elevado espírito santo anda de mãos dadas com o mais prosaico materialismo. Por isso procurámos perceber qual a razão material subjacente aos ataques desbragados que a hierarquia desta Igreja tem estado a fazer ao governo do Presidente João Lourenço. Governo, relembre-se sempre, legitimamente eleito em 2017 por larga maioria.

A resposta para o desgosto da Igreja com o governo foi fácil de encontrar e tem um nome: Canonici Investimentos SA.

A Canonici Investimentos SA é uma empresa de comercialização de diamantes brutos. Em concreto dedicava-se à compra e venda de diamantes brutos no mercado informal. Foi criada em 2012 e tem sede em Luanda.

Pelo menos entre 2014 e 2016 a actividade de compra e venda de diamantes no garimpo informal foi proveitosa para esta empresa que se tornou uma das maiores contribuintes de Angola, de acordo com as tabelas do Ministério das Finanças.

Em 2014 começou por alcançar 9 milhões de dólares com as suas actividades, mas já em 2015 obtinha um resultado espectacular de 145 milhões de dólares, a que em 2016 adicionou 22 milhões de dólares, começando a decrescer em 2017 (ano da chegada ao poder de João Lourenço) para 3,7 milhões de dólares. Quer isto dizer que esta empresa recém-criada, entre 2013-2016 obteve uma receita superior a 170 milhões de dólares.

Essa receita terminou com o mandato do Presidente João Lourenço, quando se empenhou em combater a imigração ilegal e o tráfico ilícito de diamantes, naquela que foi chamada Operação Transparência.

Isto quer dizer que era uma empresa que explorava a imigração ilegal, sobretudo da República Democrática do Congo (RDC), e se dedicava a traficar diamantes de forma ilegal, contribuindo para o sub-desenvolvimento e graves problemas sócio-económicos das Lundas.

De certa forma, era uma empresa de “diamantes de sangue.” “Diamantes de sangue”, não da guerra, mas da pobreza e da indigência.

Devido à acção vigorosa do governo contra a imigração ilegal e tráfico ilícito de diamantes, a Canonici Investimentos teve de cessar a sua exploração em 2018, perdendo assim milhões de dólares de receitas. Não admira que os seus principais beneficiários estejam zangados com o governo que lhes terminou com essa actividade lucrativa.

E quem é a principal beneficiária da Canonici Investimentos? A Igreja Católica.

É o facto. A Igreja Católica era a beneficiária efectiva, a dona, da Canonici Investimentos, obtendo avultadas receitas em virtude do comércio de diamantes. Mais de 150 milhões de dólares em três anos. Tudo isto acabou com João Lourenço. Não admira que os bispos se virem contra o Presidente, pois foi a sua Operação Transparência que acabou com os lucros infiéis da Igreja Católica.

Está tudo explicado.