Obras para acabar com seca avançam a bom ritmo

ByTribuna

29 de Outubro, 2021

Os projectos estruturantes de combate aos efeitos da seca na província do Cunene estão a avançar a um bom ritmo e a região de Cafu tem ganho particular destaque nesta matéria.

O projecto ligado a esta região, divide-se em dois lotes, estando a sua conclusão prevista já para o primeiro trimestre de 2022. No primeiro lote a finalidade do projecto é a construção da captação no rio Cunene de um sistema de bombagem, conduta pressurizada e conseguir canal aberto a partir da localidade de Cafu até Cuamato e 10 chimpacas. Relativamente ao segundo lote o objectivo é a construção de um canal adutor a partir do Cuamato/Namacunde e 20 chimpacas.

A empresa responsável pelas obras é a bem conhecida empresa Synohidro Angola, num projecto a rondar um orçamento total de 44.500 mil milhões de kwanzas.

No que diz respeito ao estudo de impacto ambiental, referência para o protocolo da SADC sobre os Cursos de Águas Compartilhadas e a partilha da informação com a Namíbia. É de realçar que este empreendimento naturalmente acolheu uma especial atenção da parte do Executivo angolano, que tem estado ao longo destes últimos anos bastante sensibilizado para o problema da seca.

Uma vez concluído, este projecto irá beneficiar aproximadamente 200 000 habitantes e 250 000 cabeças de gado.