UNITA – recreio e prova real

ByKuma

30 de Agosto, 2021

Ecoam ruídos estridentes cheios de nada, Adalberto Costa Júnior discursa inflamado para satisfazer o seu ego, as caixas de ressonância em servidão interesseira multiplicam efeitos, mas a ilusão, cada vez mais, vai sucumbindo à realidade implacável assente na verdade indesmentível.

Falhada a tentativa de manifestação na Alexanderplatz em Berlim, com três angolanos estudantes presentes, gorada que foi a manifestação no Boulevard Jamar, no Midi em Bruxelas, com oito angolanos, três deles de visita à Bélgica, os assalariados das mobilizações acenaram com a entrevista de Abel Chivukuvuku à RTP-África, foi pior a emenda que o soneto.

O parceiro da Frente Patriótica Unida, que tem aspirações à liderança e o apoio incondicional de José Eduardo dos Santos, revelou que ainda não têm Programa de Governo, nem sequer modelo de governação, estão, ainda, na discussão dos lugares com o objectivo do Poder.

Afinal constata-se que o maior Partido da Oposição está sem rumo, não tem estratégia senão retórica, tudo quanto exija decisão é adiado para não ferir susceptibilidades, daí o facto do Grupo da Vila Alice, liderado pelo general Gato estar a perder confiança em ACJ; promover Chivukuvuku para captar os fundos dos “marimbondos” é agora prioridade, e para tal já se posicionaram no terreno. Gato viajou acompanhado para o Cuanza Sul, Benguela e Huambo sem ACJ, e Abel Chivukuvuku encontrou-se com Zédu em Barcelona para informar e receber directrizes. Além de interesses económicos há também laços familiares próximos entre os donos do Galo Negro.

Na nova estratégia delineada pelos conselheiros de Isabel dos Santos, vamos assistir a uma colagem intensiva de João Lourenço a membros proeminentes da UNITA, esperam um efeito corrosivo na liderança do MPLA. Esbatida está a ideia de fustigar as instituições e culpabilização dos Serviços de Inteligência; internacionalmente a tentativa de denegrir o Estado estava a fechar portas à UNITA, mesmo de África chegaram avisos solenes.

Também o Vaticano fez chegar descontentamento depois do Núncio Apostólico ter reportado posicionamentos estranhos da UNITA face ao separatismo da Lunda e de Cabinda, e a abertura ao islamismo, com parcerias estranhas conhecidas nos meandros diplomáticos.

De momento nota-se uma retracção no ímpeto frenético de ACJ, instalou-se o receio, para tal está a usar Mihaela Weba, Liberty e Ékuikui, pelo facto de já sentir-se acossado pelos “marimbondos” do Galo Negro. Há sempre os patetas de serviço e os idiotas úteis.