Angola em destaque na ONU

ByTribuna

1 de Junho, 2021

No próximo mês de julho, Angola vai apresentar pela primeira vez um relatório sobre a evolução económica e social do país, no âmbito do Fórum de Alto Nível Político e Económico da ONU.

Se fossemos analisar a actual conjuntura económica e social do país, apenas baseado em alguma media e burburinho de redes sociais, talvez fosse mais aconselhável para o governo angolano não propalar relatórios que não apresentassem um cenário extraordinário da sociedade angolana. Pelo que vamos colhendo das várias notícias espalhadas pela imprensa, parece que nunca se viveu tão mal em Angola, nunca tivemos tão pouca liberdade, e que existe um ou outro messias na oposição que com um toque de midas irá colocar o país nos trilhos da prosperidade para toda a população angolana.

Essas personagens que vivem apregoando uma prodigalidade de impropérios e mentiras já nos vamos acostumando. Todavia, queremos ainda acreditar que a memória dos nossos avitos ainda é generosa, e que, consequentemente, lembrem nossos jovens quem, na realidade são esses lobos travestidos agora com pele de cordeiro.

Não obstante sabermos o quanto a situação de muitos angolanos seja muito complicada e que até tenha piorado recentemente, compreendemos que o último ano e meio não tem sido fácil de enfrentar, sobretudo devido ao contexto de pandemia em que vivemos, e todas as consequências que isso tem vindo a acarretar para todos.

Dentro deste quadro, o Ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Sousa Santos, veio anunciar que o país vai apresentar o estado de implementação dos Obectivos de De Desenvolvimento Sustentável. Estes objectivos são um apelo global à acção para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Todos eles, estão inseridos no âmbito da Agenda 2030 “que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes”.

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável:

  1. Erradicar a Pobreza
  2. Erradicar a Fome
  3. Saúde de Qualidade
  4. Educação de Qualidade
  5. Igualdade de Género
  6. Água Potável e Saneamento
  7. Energias Renováveis e Acessíveis
  8. Trabalho Digno e Crescimento económico
  9. Indústria, Inovação e Infraestruturas
  10.  Reduzir as Igualdades
  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
  12. Produção e Consumo Sustentáveis
  13. Acção Climática
  14. Proteger a Vida Marinha
  15. Proteger a Vida Terrestre
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  17. Parcerias para a Implementação dos Objectivos

Este relatório a ser apresentado à ONU, vai sublinhar a importância das conquistas no domínio social em Angola, isto apesar da difícil situação económica que o país atravessa, adiantou o ministro.

Nas declarações proferidas, Sérgio Santos não enfatizou apenas o empenhamento do governo em melhorar os indicadores de desenvolvimento social, económico e ambiental. Soube dividir os “louros” com todas as organizações e empresas que porfiam os mesmos propósitos.

Dos 17 objectivos delineados no “Desenvolvimento Sustentável”, Angola estabeleceu como prioridades a criação de emprego e o aumento do rendimento das famílias para se combater a pobreza.