JES chegou na manhã de 21 de Dezembro ao Dubai depois de ter recebido o Presidente da UNITA Adalberto em Espanha. Até parece novela e há quem ainda duvide, mas é verdade. JES e ACJ juntos contra o combate à corrupção em Angola. Nunca se viu isso.
Um líder que almeja conquistar o poder político num país dilacerado pela corrupção de mais de 30 anos, ter justamente como seu aliado alguém que governou o País por 38 anos e o deixou em desgraça.
JES recebeu ACJ em Espanha e tiveram dois temas de conversa: como travar o combate contra à corrupção e os apoios financeiros para a UNITA.
JES disponibilizou os meios financeiros solicitados, mas o dilema de Adalberto é como fazer chegar os valores a Luanda sem despertar as atenções dos Serviços de Inteligência e as instituições bancárias?
Na busca de saídas, Adalberto confidenciou que o melhor era indicar as coordenadas bancárias da sua ex esposa e mãe das suas filhas, uma cidadã portuguesa de nome Cristina como a potencial facilitadora da transação financeira.
A questão é, Cristina tem interesses comerciais em Angola e ante a vigilância das autoridades arriscaria a sua reputação por alguém que não consegue guardar segredos?
Matondo Fino