Reconciliação Nacional

ByKuma

10 de Novembro, 2025

Vergonhosamente, escandalosamente, a meu ver, há no País, desesperos localizados que se alimentam da exploração do tema da Reconciliação Nacional. A Independência Nacional consagrou uma verdadeira união dos povos de Angola, e a Paz consolidou a verdadeira Reconciliação Nacional.
Está patenteada na abnegação e patriotismo das Forças Armadas de Angola, um pouco vulnerável na tentativa de politização da Polícia Nacional, mas claramente instrumentalizada por uma classe política sem identidade, presunçosa, e uma liberdade religiosa fragmentada que se digladia na intromissão política em busca de Poder.
A verdadeira Reconciliação Nacional está feita, está com algumas lacunas identitárias da cidadania, não sabemos exatamente quantos somos, para isto, tem contribuído a batalha verbal na política e na religião, como agora ficou retratada na conferência da CEAST, onde com deleite se espraiaram os opositores de João Lourenço, que sem disfarces nem vergonha, o tema passou a ser a ausência do Senhor Presidente da República.
Até 2027 muita água vai passar por baixo da ponte, nota-se claramente que estão a dissipar-se alguns fantasmas criados pela oposição alucinada, são hilariantes alguns reconhecimentos de feitos de João Lourenço, a realidade muitas vezes demora a clarear, mas vem à tona avassaladora com a força da razão.
É claro que existem divergências, a UNITA necessita reconciliar-se com o Povo, ainda não teve coragem de pedir perdão aos cidadãos pelo seu passado sangrento, pela sua postura de medo, pelas calúnias promotoras de conflitualidade, pelo completo desprezo e tratamento desigual dos seus antigos combatentes.
Também a Igreja Católica, ainda não pediu publicamente perdão, pelo seu colaboracionismo secular com a escravatura colonial, não à toa, a liberdade abriu portas a uma proliferação desenfreada de seitas e religiões, que encontraram caminho fértil na hipocrisia e heresia e na postura dúbia face aos desafios e aflições dos cidadãos.
Já não sei se haverá tempo, há engrenagens emperradas que dificultam o diálogo e obstruem caminhos, chocou-me na sua entrevista à CNN Internacional, o facto de humildemente o Senhor Presidente da República manifestar-se impotente face à corrupção institucionalizada, e pior, olhar para a Oposição liderada por um bacharel tirano psicopata intrujão como ACJ “Betinho”, e constatar factualmente o seu conluio oportunista com os saqueadores do Erário Público, com os salteadores dos bens do Povo, ciente que está na necessidade absoluta de uma Refundação do Estado, da urgência de uma Nova Constituição,e de abrir caminho limpo rumo ao futuro com a implantação de uma Nova República.