O José Gama e o Club-K nunca esconderam ao que vieram. São uma foco de disseminação da confusão. Sempre foram e cumpriram esse papel, para uns, para outros e para todos. Ao contrário de muitos que se fingem santos, Gama não engana.

Mas Gama está com um problema, exagera, diz tudo o que ouve, nem sequer avalia as fontes. Temos de estar sempre a filtrar o Gama, qualquer dia não tem credibilidade.

Uns exemplos recentes:

Anunciou que o governo tinha um plano para assassinar o bacharel Adalberto. Um perfeito absurdo, que não se pratica em Angola há anos, quando não há décadas.

Mal saiu o julgamento do Huambo, apressou-se a dizer que tinha havido um recuo e que a UNITA fora inocentada pelo juiz. Outro disparate. Infelizmente para a UNITA e , sobretudo, para o país, os factos relativos à UNITA na decisão do Huambo são muito graves.

Uns dias antes tinha dito que o plano era julgar e condenar o bacharel antes das eleições para o impedir de ir às eleições de 2027. Outro absurdo. Qualquer jurista sabe que o tempo para isso acontecer com trânsito em julgado é superior a 3 anos.

Portanto, há que ter atenção aos factos para não se perder a credibilidade. Ninguém acerta tudo, mas convém não inventar em demasia…