O Presidente Adiado

ByKuma

20 de Janeiro, 2025

Quis ser presidente da UNITA, foi inapelavelmente derrotado por Isaías Samakuva.
Fundou a CASA-CE embalado no sonho da presidência, foi rapidamente proscrito.
Entrou na geringonça clandestina FPU, teve o caminho barrado para a liderança, abandonou assim que teve mais uma oportunidade, a legalização do PRA-JA.
Aflito para assegurar a liderança do PRA-JA, teve o descaramento de insinuar que até Jonas Savimbi, sabia que ele queria ser presidente. Tivesse sido verdade e já não havia Abel Epalanga Chivukuvuku para contar história nenhuma.

Este sonhador oportunista já era assim na adolescência, fazia parte dos alienados da Mocidade Portuguesa, Jonas Savimbi tinha-o como inofensivo, era o homem da CIA, dava dividendos, por muito menos Wilson dos Santos e Tito Chingunji foram fuzilados com a família inteira.

Abel Epalanga Chivukuvuku é hoje o homem de Isabel dos Santos, Nandô, Manuel Vicente, Higino Carneiro e Kopelipa, daí a impossibilidade de qualquer ligação política com Adalberto Costa Júnior, o ainda líder da UNITA perdeu toda a confiança do bloco de Chivukuvuku e seus mandantes.

Fonte da Comissão Política Permanente da UNITA, diz-me que ACJ “Betinho”, dá sinais de uma irritação permanente, faltam fundos de tesouraria, cada vez está mais difícil reunir os elementos todos nas reuniões, e que, perdido, começa a ceder ao grupo radical de Lukamba “Miau” Gato e Eugénio Manuvakola, que apoiam Navita Ngolo/Ékuva Estrela.

Com o aproximar do congresso electivo obrigatório, adensa-se o tabu Samakuva, acrescido agora com o surgimento público de José Pedro Kachiungo. 

Para os analfabetos políticos que abundam a dar palpites assentes em recados repetidos e gastos, solicita-se umas aulas de democracia, formação pedagógica, num Estado Democrático de Direito, ser líder da Oposição é uma conquista digna e que exige responsabilidade, é ter um estatuto permanente de interpelação ao Governo e de fiscalização do regular funcionamento das instituições, a democracia não se dilui na Presidência da República. 

É triste quando algumas pessoas, por escolha própria, deixam de ser pessoas interessantes e passam a ser pessoas interesseiras.

Quando balançar a árvore da vida, não se assuste com o tanto de pessoas interesseiras e falsas que vão cair dela. É melhor uma árvore vazia com espaço para novos frutos, do que estar cheia de frutos podres.