Na UNITA vivem-se momentos de pânico e incertezas, o mosaico fragmenta-se cada vez mais, com cada qual a marcar o seu espaço, transformado o Galo Negro numa ave matizada, com a cor de Adalberto Costa Júnior, a desbotar dia a dia.
Agora vai emergindo a certeza da candidatura de Nelito Ékuikui à liderança, carrega na mochila de argumentos a volátil vitória em Luanda, tem a vantagem da rejeição de ACJ “Betinho” nas bases do Partido, exceção de Benguela, e o cinzentismo da analfabeta política Navita Ngolo/Ekuva Estrela, restando ainda a expectativa da lista candidata de Isaías Samakuva.
Entre amigos, cá dentro e lá fora, sabe-se que Marcolino Moco e Francisco Viana, tentam colar-se a Abel Epalanga Chivukuvuku, ele mesmo, também, a enfrentar dificuldades no controlo do PRA-JA, onde joga toda a sua carreira política. Ou se esconde na FPU, ou se for a votos é quase certo que poderá fazer as malas e ir para a terrinha semear batatas.
Há toda uma geração de savimbistas, fiéis e traidores, que sabem que foram tão longe que não têm retorno, sonharam com as Autárquicas como a salvação das suas aventuras, só que fizeram demasiado ruído, e esqueceram-se que quem manda segue com determinação a sua agenda.
Hoje termino, é domingo, com todo respeito, com um leve desacordo com o Professor Rui Verde, ao contrário do que ele afirma, a bicefalia não é sinónimo de fracasso, a Suíça, um dos países mais avançados, ricos, e estáveis do mundo, é governada por uma bicefalia, e não sei se sabe, as escolhas autárquicas são feitas em praça pública com o braço no ar.
O homem confronta por religião e política a vida inteira, cada qual pensa ser dono da razão e o outro estar completamente errado.Para além do Respeito, sobram dois lados da questão: a razão e a estupidez.Infelizmente temos em Angola quem sempre primou pela estupidez, até que a realidade, cansada, farta da desgraça derrotou a estupidez.