Onde pára a Ordem dos Advogados?

ByTribuna

11 de Outubro, 2024

A Ordem dos Advogados quer-se transformar numa suposta ONG da sociedade civil e promover os direitos humanos. Faz muito bem. Contudo, o melhor é perder o Estatuto de Ordem e passar a ser Associação de Advogados.

Porque o facto é que anda distraída e não vê que os seus advogados andam a cometer ilícitos disciplinares nas “barbas da Lei”.

A Ordem não está a cumprir as suas funções de disciplina dos advogados. Dois advogados, um de Kopelipa, outro de Isabel dos Santos, violam o Estatuto todos os dias trazendo para a praça pública os casos dos seus clientes e discutindo-os nas rádios e jornais. Passam os dias a atacar o sistema de justiça, como forma de o descredibilizar e assim proteger os seus clientes. Metem-se na política partidária, para tentar desestabilizar e as acusações e interferir na independência do Ministério Público e beneficiar os seus clientes. Levam quotidianamente uma guerrilha pública contra Tribunais e órgãos judiciários.

Isto não é defender os clientes dentro dum tribunal, como lhes compete, é encetar uma campanha política e mediática de ataque às instituições e ao funcionamento do Estado de Direito, misturando interesses pessoais, defesas de clientes, e quiçá, desejos de promoção política que são incompatíveis com o Estatuto da Ordem dos Advogados.

Portanto, atenção Ordem, tratem de fazer cumprir os vossos Estatutos!