Antes da democracia, a ordem

ByAnselmo Agostinho

10 de Outubro, 2024

Andam por aí umas mentes confusas. Acham que democracia é confusão, caos, anarquia, desordem. Não é.

Só é possível haver uma democracia consolidada se antes houver ordem, civismo e disputa dentro das regras do jogo. Por isso, a democracia não é um dado imediato, mas o resultado dum processo histórico.

As democracias ocidentais, seja nos EUA, no Reino Unido ou em França, que são as mais antigas e prósperas do mundo, não se formaram num dia. Primeiro, surgiu uma ordem espontânea, que entre avanços e recuos demorou 100 anos a estabilizar. Depois, foi havendo democracia, primeiro limitada, depois alargada, a pouco e pouco.

Em Angola, para variar, quer-se começar pelo fim. Acham que democracia é todos a falar à toa, ninguém obedecer a uma ordem, viver em anarquia. Não é assim. Este caminho é o caminho para a desgraça, para o desentendimento, para a desagregação do país.

A primeira tarefa de um verdadeiro democrata é garantir que todos vivem ordenadamente, obedecendo ao Direito e respeitando o país e a sua Constituição. Só depois disso é possível a democracia plena, caso contrário, será morta na adolescência.