Afrobarometer com falta de transparência

ByTribuna

7 de Agosto, 2024

Anda para aí uma festa com um suposto inquérito realizado pela Afrobarometer. Como sempre o objectivo da festa é deslegitimar o governo e dizer que tudo vai mal.

O problema é que os supostos dados que estão a ser apresentados não se encontram no site da Afrobarometer. Por isso, ou são falsos ou há aqui uma enorme manipulação, já habitual para denegrir o governo.

O que se encontra no Afrobarometer com referência a Angola é um Cartão de Avaliação da Democracia (https://www.afrobarometer.org/publication/angola-cartao-de-avaliacao-da-democracia/) que se refere a um inquérito realizado em Fevereiro e Março de 2022, portanto, antes das últimas eleições de Agosto de 2022, em que foram entrevistados 1200 angolanos. Não sabemos como foram entrevistados esses 1200 angolanos, se apenas são residentes de Luanda, ou espalhados pelas províncias, ou se são expatriados. Na realidade, nada se sabe sobre esta amostra. Sendo assim, os resultados não representam nada. E estão desactualizados. E mesmo assim, os resultados afirmam que em Angola há liberdade e uma larga franja da população acredita que o país é uma democracia.

A conclusão é que há que ter muito cuidado com falsas notícias, e sondagens que nem sequer são transparentes em relação às amostras e ainda por cima, são antigas…

Está a valer tudo para atacar o governo. Não pode ser assim!