O comboio turístico ’Trail of Two Oceans’ operado pela Rovos Rail, chegou a Angola e está a causar um grande impacto. Aquele que é considerado o comboio mais luxuoso do mundo, começou a sua viagem no município de Luau e continuou até Luena, com a próxima parada a ser o Lobito, passando também pelo Bié e Huambo.
O comboio transporta 41 passageiros de várias nacionalidades, incluindo americanos, sul-africanos, australianos, brasileiros, suíços e dinamarqueses. O director-geral da agência promotora de viagens turísticas Rovos Rail, José Cabral, salientou o crescente interesse de cidadãos estrangeiros em explorar a cultura angolana.
Dois dos passageiros, Nicolas Schofield da Alemanha e Anderson de Brito do Brasil, expressaram admiração pela hospitalidade dos angolanos, estabilidade política e segurança do país. Eles elogiaram as condições da linha férrea e compararam positivamente a segurança em Angola com outras regiões do mundo.
Schofield, que faz a sua quarta visita ao país, enfatizou a organização, a disciplina e a simpatia do povo angolano. Por sua vez, Brito ficou encantado com as paisagens naturais da província do Moxico e elogiou a oportunidade de explorar a cultura africana. Além disso, os turistas estão a ter a oportunidade de participar em roteiros turísticos locais para conhecer a beleza, história e cultura das províncias por onde passam. O objectivo é explorar o potencial turístico da região do Lobito.
A presença deste comboio, denominado “Trail of Two Oceans”, é vista como uma oportunidade única para destacar as maravilhas turísticas de Angola e promover o país como um destino aberto para o mundo.
Este comboio é operado pela empresa sul-africana Rovos Rail, conhecida por oferecer experiências de viagem de classe mundial, combinando paisagens magníficas com o glamour da era dourada das viagens de lazer. A empresa, estabelecida em 1989 e sediada na histórica estação ferroviária “Capital Park” em Pretória, conquistou reconhecimento internacional. Esta é a terceira vez que o Rovos Rail chega a Angola, demonstrando a continuidade do interesse e investimento no potencial turístico do país.