O Club-K e as fake news

ByTribuna

3 de Maio, 2024

O Club-K é o principal produtor de fake news em Angola. Publica-as para todos os gostos e feitios. É a verdadeira central de desinformação. O que espanta é não haver qualquer reaccção legal às mentiras que em catadupa o José Gama publica, sem obedecer a um mínimo de rigor jornalístico. Uns dizem que é por ele viver na África do Sul, outros por a mãe ser influente na OMA, outros ainda acreditam que não passa de um “agente provocador” do partido do governo.

Não sabemos, nem temos de saber. Apenas temos de constatar um facto. O Club-K deixou de ser um veículo plural de informação variada e “picante”, para se transformar num instrumento de mentira e notícias falsas, deturpadas, truncadas. A enxurrada que tem surgido esta semana a propósito do Presidente da República, da sua mulher e dos seus gastos é o exemplo típico das fake news.

Todos os que gritam iam gritar mais, contudo, o facto é que a PGR em nome da dignidade do Estado devia processar o Club-K e obrigá-lo a comprovar em tribunal as suas notícias e afirmações. É isto e só isto.