Plataforma de alojamento à venda por mais de 1 bilião de dólares

ByTribuna

17 de Janeiro, 2024

De acordo com a Sky News, os dois principais accionistas da SoundCloud (SC), Raine Group e Temasek Holdings, começaram a preparar o potencial leilão da empresa consultando bancos de investimento.

A escala impressionante da avaliação da SC deve-se a uma grande reviravolta financeira desde 2017. Naquela época, a empresa estava profundamente endividada, mas com o investimento essencial de US $ 170 milhões, conseguiu manter o rumo.

Houve uma redução considerável de pessoal nos últimos anos, com 20 por cento da equipa demitida em agosto de 2022, com mais oito por cento de redução em maio do ano passado.

No entanto, depois de servir como presidente da empresa desde 2021, Eliah Seton assumiu o cargo de CEO em 2023 e conduziu a SC de forma constante de volta ao reino da lucratividade.

Desde que a plataforma foi lançada em Berlim em 2007, mais de 320 milhões de faixas foram publicadas no SoundCloud que tem mais de 40 milhões de artistas.

Enquanto plataforma, o SoundCloud desempenhou um papel cultural importante no panorama musical ao longo das últimas quase duas décadas, especialmente no que diz respeito a artistas de renome nas esferas do Hip-Hop e da música eletrónica.

O que significará esta mudança de propriedade para os utilizadores do SoundCloud no futuro? Continuará a desempenhar um papel tão importante na indústria musical ou encontrará novas formas de rentabilizar os seus serviços, como qualquer outra plataforma tecnológica?