A Microsoft quer que 2024 seja “o ano do PC com IA” e está a dar o pontapé de saída com uma mudança significativa no teclado dos novos portáteis e PCs. Uma nova tecla Copilot será enviada em uma variedade de novos PCs e laptops de parceiros da Microsoft, fornecendo acesso rápido à experiência do Windows Copilot com IA da Microsoft diretamente de um botão do teclado.
A tecla Copilot é a primeira grande mudança no layout do teclado do PC com Windows em quase três décadas. “Há quase 30 anos, introduzimos a tecla Windows no teclado do PC, o que permitiu que pessoas de todo o mundo interagissem com o Windows”, diz Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo e diretor de marketing para o consumidor da Microsoft. “Vemos isto como outro momento transformador na nossa jornada com o Windows, onde o Copilot será o ponto de entrada no mundo da IA no PC.”
Esta nova tecla Copilot substituirá a tecla de menu (tecla de aplicação) que foi introduzida juntamente com a tecla Windows há décadas. Será colocada ao lado da tecla Alt do lado direito na maioria dos teclados, com a colocação variando de acordo com o OEM (Fabricante Original de Equipamento) e em diferentes mercados. Está no mesmo local onde a Microsoft adicionou uma tecla dedicada do Office aos seus próprios teclados em 2019. A tecla Copilot simplesmente inicia o Windows Copilot que está integrado no Windows 11, oferecendo um chatbot semelhante ao ChatGPT que pode responder a perguntas ou até mesmo realizar ações dentro do Windows.
Se o Windows Copilot ainda não estiver disponível no seu país, a tecla Copilot iniciará a Pesquisa do Windows. Enquanto a tecla Windows existente pode abrir o menu Iniciar ou ser combinada com uma variedade de outras teclas para atalhos para recursos e funções do Windows, a tecla Copilot é apenas uma tecla de inicialização por enquanto. Não é claro se a Microsoft planeia permitir a utilização da tecla Copilot em combinação com outras teclas no futuro.
Parece que a Microsoft tem vindo a desenvolver o Copilot em tudo ao longo de 2023, e esta nova chave Copilot é parte de mudanças maiores baseadas em IA que estão planeadas para o Windows ao longo de 2024.
A Microsoft está a trabalhar numa “atualização” do Windows que se centrará em novas funcionalidades de IA, além de adicionar IA a cada vez mais partes do seu software e serviços.