Upale Mónica é uma jornalista, escritora e apresentadora de televisão, que se notabilizou no programa “Gente da Banda” da Televisão Pública de Angola (TPA). Natural da província do Huambo, a jornalista tem uma paixão pela cultura angolana, especialmente pela música, literatura e artes.
No programa “Gente da Banda”, Upale Mónica entrevistou personalidades da cultura angolana, como músicos, escritores, artistas plásticos, entre outros, dando-lhes visibilidade e reconhecimento. O programa também promove a diversidade cultural do país, mostrando as diferentes manifestações artísticas das várias regiões e etnias.
Além de jornalista, Upale Mónica é também escritora, tendo publicado dois livros de poesia: “A Voz da Alma” e “O Meu Coração é um Vulcão”. Em 2019, ela revelou em entrevista ao Notícias de Angola, que tem pretensões de se tornar compositora, pois escreve alguns trechos de música e é uma boa apreciadora do género.
Mas o grande ano até ao momento de Upala, foi mesmo o que acabou de terminar. Com mais de 15 anos de experiência no campo da comunicação, a jornalista assumiu recentemente o papel de pivô do principal serviço noticioso daTPA, na ausência da veterana Ana Lemos.
Numa entrevista recente, Upale realçou que, fruto do seu trabalho, 2023 foi o ano das realizações por ter-lhe enchido de confiança e aumentar as suas expectativas naquilo que almejava como profissional: “Ter sido pivô do principal serviço de notícias da Televisão Pública de Angola, o telejornal”.
Upale Mónica é uma jornalista que se destaca na cultura angolana, pois tem uma sensibilidade e um talento para abordar temas relevantes e interessantes, que valorizam a identidade e a expressão do povo angolano. Ela é uma inspiração para muitos jovens que querem seguir o seu exemplo de dedicação e criatividade.