O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que pode ser usada para diversos fins na saúde, na beleza, na culinária e na limpeza. Ele tem o poder de neutralizar os ácidos do estômago, da boca e da pele, além de clarear os dentes, esfoliar os pés, combater o mau cheiro e eliminar as manchas. Ele também é usado como fermento químico nas receitas de bolos e biscoitos, pois liberta gás carbónico quando misturado com um ácido. O bicarbonato de sódio é encontrado em supermercados e lojas naturais e pode ser usado de várias formas, desde que com cuidado e orientação médica.
Algumas das principais aplicações do bicarbonato de sódio são:
Clarear os dentes: escovar os dentes com pasta que contenha bicarbonato na composição ajuda a remover as manchas do esmalte e a placa bacteriana.
Combater a acidez estomacal e o refluxo: beber uma solução de bicarbonato de sódio com água ajuda a neutralizar o excesso de acidez do estômago e a aliviar os sintomas de queimação e dor.
Esfoliar e combater o odor dos pés: fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com sabonete líquido ou óleo de amêndoas e massagear os pés por 10 minutos ajuda a eliminar as células mortas e a prevenir o chulé.
Fazer banho de assento contra infecção urinária: encher uma bacia com água e adicionar bicarbonato de sódio até dissolver ajuda a aliviar os sintomas de urgência para urinar, dor e ardência.
Levedar massas: adicionar bicarbonato de sódio às receitas de bolos e biscoitos junto com um ácido (como limão, vinagre ou iogurte) faz com que a massa cresça durante o cozimento no forno, ficando mais fofa.
O bicarbonato de sódio é um produto versátil e barato que pode trazer muitos benefícios para o dia a dia. No entanto, ele deve ser usado com moderação e precaução, pois pode causar irritação ou vermelhidão na pele, alterar o pH do organismo e interagir com alguns medicamentos. Por isso, é importante consultar um médico antes de usar o bicarbonato de sódio para fins terapêuticos ou estéticos.
Alguns dos riscos do uso excessivo de bicarbonato de sódio são:
Efeito ricochete: o bicarbonato de sódio pode provocar o aumento da secreção de ácido no estômago, piorando os sintomas de acidez e refluxo.
Alcalose metabólica: o bicarbonato de sódio pode alterar o pH do sangue, causando uma condição grave que pode levar à confusão mental e convulsões.
Edema: o bicarbonato de sódio pode causar retenção de líquidos e inchaço, principalmente em pessoas com problemas renais ou cardíacos.
Náuseas e vómitos: o bicarbonato de sódio pode irritar o estômago e provocar náuseas e vómitos, especialmente se ingerido em doses altas ou com o estômago vazio.
Acidose intracelular: o bicarbonato de sódio pode aumentar a concentração de dióxido de carbono no sangue, que se difunde para as células e diminui o pH intracelular, afectando o funcionamento das enzimas e a libertação de oxigénio.
Por isso é importante usar o bicarbonato de sódio com moderação e precaução, seguindo as orientações médicas e respeitando as doses recomendadas. O bicarbonato de sódio não deve ser usado como substituto de medicamentos prescritos ou como tratamento para doenças crónicas. Se você tiver sintomas frequentes ou persistentes de acidez estomacal, refluxo ou outros problemas digestivos, procure um médico para identificar a causa e o tratamento adequado.