Os Kussondulola são uma banda de reggae angolana conhecidos pelas suas letras com mensagens sociais e políticas, abordando temas como a luta contra a opressão e a busca pela liberdade.
O líder da banda é o angolano Janelo da Costa, que para além de músico, teve também uma carreira no futebol, tendo jogado entre outros clubes, no Imortal Desportivo Clube, principal clube de Albufeira.
A banda foi tendo um crescimento gradual ao longo dos anos e as suas actuações foram cativando uma grande variedade de admiradores a nível global.
Alguns dos sucessos mais populares dos Kussondulola incluem “Dança No Huambo”, “Perigosa”, “Chá de Cannabis”, “Amizade”, “Boda do Leão”, “Falsos Heróis”, “Legalizem a Bula”, “O Amor Salva” e “Poeta do Povo.
A música “Dança No Huambo” é uma das músicas mais populares dos Kussondulola. A letra da música fala sobre a guerra civil em Angola e a cidade de Huambo. A música foi lançada em 1995 e faz parte do álbum de estreia da banda.
Já a música “Perigosa” é uma música que fala sobre uma mulher que é perigosa e anda com muitos homens.
A noite de 5 de abril de 2023 ficou marcada pelo regresso aos palcos dos Kussondulola. A banda apresentou-se em live act no Barracuda clube de roque no Porto.
E no próximo mês de Agosto teremos a oportunidade de revê-los num dos festivais mais populares do Verão português. O Festival “O Sol da Caparica” vai contar com os Kussondulola no primeiro dia, 17 de Agosto, no Palco Red Tazz. A banda Kussondulola vai fazer uma apresentação para celebrar os seus 30 anos de carreira.
Pérola, Matias Damásio, Ivandro e Dj Télio são alguns dos artistas angolanos também já confirmados para a 8ª edição deste festival lusófono.