Eduardo Paim vai ser homenageado no Festival de Kizomba

ByTribuna

13 de Junho, 2023

Eduardo Paim, também conhecido por General Kambuengo vai ser homenageado na 2ª edição do “Festival de Kizomba” no próximo dia 1 de Julho no Centro de Conferências de Belas em Luanda.

Segundo o responsável do festival Nuno Manster, esta distinção deve-se ao facto do cantor ser uma grande figura do music hall nacional, respeitado e reconhecido por levar além fronteiras a bandeira nacional, por via do estilo musical kizomba, tendo com isso aberto portas para muitos músicos angolanos na diáspora, sobretudo na Europa, particularmente em terras lusas.

O festival contará com a participação do músico Thierry Cham, um dos grandes expoentes da música das Antilhas.  Além da estrela antilhana, o festival vai ter a presença de outras estrelas internacionais, com destaque para o guineense Janota e o cabo-verdiano Johnny Ramos, músicos bem conhecidos no mercado angolano. O elenco artístico inclui, ainda, os artistas nacionais Heavy C, Yola Semedo, Yola Araújo, Ariete Furtado e o grupo “Os Versáteis”.

O espectáculo terá a duração de três horas e os bilhetes estão a ser comercializados na Tenda do CCB (Futungo), Clube S. Costelão, Oceano (restaurante na Ilha do Cabo), GEP 15 (Kilamba ) e no aplicativo Zukese.

Eduardo Paim é um músico angolano que exerceu uma grande influência no circuito musical angolano na década de 80, surgindo no início da década de 90 em Portugal, como um dos mais influentes criadores do género musical Kizomba. Na época Eduardo Paim tinha trabalhado com cantores que fizeram sucesso na praça musical angolana tais como Jacinto Tchipa, Dyabik, entre outros. Algumas das músicas mais famosas de Eduardo Paim são “Rosa Baila” e “A Minha Vizinha”, “Carnaval”, “Boazuda É”, “Foi Aqui”, “Esse Madié”, “Morena de Angola”, “Do Kayaya”, “Etu Mu Dietu”, “Kambuengo”, “Novembro”, entre outras.