É normal ficar sobrecarregado e por vezes stressado. O stress é benéfico quando nos dá o incentivo de que precisamos para passar por situações como prazos de trabalho ou exames. No entanto, o stress extremo tem consequências adversas à saúde que afectam o nosso sistema corporal. A menos que você aprenda a gerir o seu stress, sofrerá mental, emocionalmente e fisicamente. Gerir o seu stress pode requerer alguma prática, mas é possível. Aqui estão 10 dicas úteis para ajudá-lo a permanecer calmo e relaxado.
Faça exercícios físicos regulares
Qualquer exercício é melhor do que nenhum. No mínimo, tente exercitar três a cinco vezes por semana durante meia hora. Tente incluir um exercício vigoroso, como nadar ou correr para colocar a sua frequência cardíaca em funcionamento. Quando você se sentir particularmente stressado, faça uma caminhada rápida.
Aprenda e pratique técnicas de relaxamento
Se você pode desacelerar a sua mente e corpo por tempo suficiente para perceber que não está em perigo mortal, você consegue permanecer calmo. Uma maneira de fazer isso é respirar profundamente. Outra técnica é concentrar-se numa palavra ou frase que tenha significado para você. Repita esta palavra ou frase se você se sentir tenso. O relaxamento diminui a sua pressão arterial. Quando você combina técnicas diferentes, como respiração profunda, relaxamento muscular, meditação e yoga, você pode diminuir significativamente os níveis de stress, elevar o seu humor e melhorar a sua capacidade de se concentrar.
Mude a sua atitude em relação ao stress
Todas as pessoas podem ter stress, mas a maneira como você lida com ele faz a diferença. Tente pensar nisso como um desafio, porque é improvável que você possa evitá-lo completamente. A reversão de atitudes negativas pode ajudar a reduzir a tensão. Por exemplo, o seu stress pode ser desencadeado por um problema que você ache impossível de resolver. Tente anotar sua pergunta e criar o maior número possível de soluções. Anote os prós e contras de cada uma. Depois de achar uma solução possível, observe todas as etapas que você precisará tomar para colocá-la em prática. Esse processo pode ajudá-lo a sair de um estado de espírito negativo e coloca a parte racional do seu cérebro de volta no controlo.
Aprenda a dizer não
Uma causa comum de stress é ter muito pouco tempo para realizar o que você precisa fazer. Muitas vezes, temos stress porque não conseguimos dizer “não”. Assumimos responsabilidades adicionais, mesmo quando sabemos que não temos tempo para tudo. Existem muitas razões pelas quais as pessoas não podem dizer “não”. Elas podem temer conflitos ou rejeição. Tente entender por que você acha difícil dizer “não”. Você precisa saber e aceitar os seus limites. Você não precisa responder com um “não”. Aprenda a expressar o seu “não” de maneira a não decepcionar as outras pessoas.
Mantenha um diário de stress
Manter um diário de stress pode ajudá-lo a aprender a gerenciá-lo, tornando-o mais consciente das situações que o causam. Mantenha um registo da data, hora e local quando se sentir stressado. Talvez você possa dar a cada ocasião uma classificação de stress numa escala de um a dez. Use este diário para tentar entender os seus gatilhos de stress pessoal. Identifique as actividades que você pode modificar ou eliminar. Pense em maneiras de lidar com situações stressantes de maneira diferente.
(continua)