O Dia das Mães é para ser todos os dias

ByTribuna

3 de Maio, 2023

O Dia das Mães é um evento anual comemorado em Maio (primeiro domingo do mês no caso de Angola) para homenagear e valorizar a maternidade. É um dia para mostrar amor, respeito e gratidão por todos os sacrifícios que uma mãe faz pelos seus filhos. Talvez nenhum outro relacionamento seja tão especial quanto o existente entre uma mãe e seu filho. Dizem que uma mãe carrega o seu filho no seu ventre por nove meses e, uma vez que a criança nasce, ela carrega o amor por ele em seu coração para sempre.

A história do Dia das Mães remonta ao início do século XX, quando uma mulher chamada Anna Jarvis começou uma cruzada para estabelecer um Dia Nacional das Mães. Quando criança, Anna ouvira a sua mãe expressar o desejo de um dia especial de honrar todas as mães. Depois da sua mãe falecer, Anna prometeu fazer o seu sonho tornar-se realidade. Em 1914, o presidente norte americano Woodrow Wilson assinou uma proclamação designando o segundo domingo de Maio como Dia das Mães, que tem sido comemorado como feriado nacional desde então e que depois se globalizou pelo mundo.

Neste dia especial, crianças e adultos fazem o possível para fazer as suas mães se sentirem especiais. Existem muitas maneiras de fazer isso, como dar-lhe flores ou levá-la para uma boa refeição. Algumas crianças optam por escrever uma carta sincera expressando o seu amor e gratidão. Independentemente do método, a ideia principal é fazer com que a mãe se sinta amada e valorizada.

Para as mães, o Dia das Mães é um dia de descanso, onde podem relaxar e ser mimadas pelos seus filhos. Muitas vezes, elas não querem mais nada, além de passar um tempo com os seus filhos e partilhar este dia especial com eles. Para alguns, o Dia das Mães pode ser muito emocional e agridoce, pois as mães lembram-se das crianças que perderam ou as que estão longe.

Em conclusão, o Dia das Mães é um dia para celebrar o amor incondicional das mães. Trata -se de lembrar os sacrifícios e o trabalho duro que as mães fazem todos os dias para criar os seus filhos. Devemos valorizar e respeitar as nossas mães todos os dias, mas especialmente neste dia especial reservado para homenageá-las. Se você tiver a sorte de ter uma mãe na sua vida, não deixe de mostrar a ela o quanto ela significa para você neste dia e todos os dias do ano. E não esqueça, mais importante do que lhe dar um presente, é valorizá-la e dar-lhe amor.