João Lourenço e Ana Dias Lourenço na coroação de Carlos III

ByTribuna

9 de Maio, 2023

O Presidente da República João Lourenço e a Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, foram dois dos cerca de 2000 convidados que assistiram em Londres ao acto de coroação do Rei Carlos III.

Como é apanágio da organização britânica os horários previstos foram cumpridos; a cerimónia foi bem mais curta (2 horas) que a de sua mãe realizada há quase 70 anos, mas foi inclusiva no que diz respeito a religiões e comunidades. É a primeira coroação de um monarca britânico a acontecer no século XXI e a 40ª que ocorre na Abadia de Westminster, desde 1066.

Com a coroação, o Reino Unido e a Commonwealth têm, formalmente, um novo monarca. A cerimónia, contou com a presença de várias entidades nacionais e estrangeiras, e cumpriu com todas as expectativas que estavam criadas.

Na véspera da coroação, o Rei Carlos III apareceu em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres, surpreendendo uma multidão que estava reunida na capital britânica para o evento histórico, além de ter recebido algumas famílias reais estrangeiras.

O monarca de 74 anos, o rei mais velho a ser coroado no Reino Unido, estava de fato azul, e fez-se acompanhar do filho mais velho, William, e da mulher deste, Kate, que também participaram na coreografia de ‘selfies’ e apertos de mão. A Rainha Consorte Camilla não esteve presente nesta iniciativa surpresa.

O Chefe de Estado angolano, que esteve desde quinta-feira na capital britânica, à chegada recebeu cumprimentos dos representantes da Embaixada de Angola no Reino Unido.

Recordamos que Carlos III herdou o trono de sua mãe, Isabel II, falecida em 08 de setembro de 2022.