5 alimentos que previnem o cancro da próstata

ByTribuna

24 de Março, 2023

O cancro da próstata é um dos problemas mais graves de saúde que afecta milhões de homens em todo o mundo. Felizmente, existem certos alimentos que podem ajudar a reduzir o risco de deste tipo de cancro e a sua progressão. Sugerimos aqui cinco desses alimentos que podem ajudá-lo a evitar essa doença potencialmente mortal.

Tomate – O tomate contem um poderoso antioxidante chamado licopeno, que já demonstrou que pode reduzir o risco de cancro da próstata. Comer tomates cozidos é a melhor maneira de tirar o máximo proveito desse poderoso nutriente. Tente adicionar alguns tomates em cubos ao seu prato de macarrão favorito ou faça um saboroso molho de tomate com tomate fresco e ervas.

Vegetais crucíferos– vegetais crucíferos como brócolos, couve-flor, couve de Bruxelas ou couve, são ricos em nutrientes de combate ao cancro como o sulforafano, um composto que demonstrou reduzir o risco de cancro da próstata. Adicione alguns desses vegetais à sua dieta, cozinhando-os em vapor, adicionando-os a saladas ou fazendo um delicioso salteado.

Romãs– as romãs demonstraram ter poderosos efeitos contra o cancro, incluindo aqueles relacionados ao da próstata. Beber sumo de romã ou adicionar algumas sementes de romã aos seus pratos favoritos pode ajudar a reduzir o risco de cancro da próstata.

Peixe -Peixes como salmão, cavala e atum são ricos em ácidos gordos ómega-3, que demonstraram reduzir o risco de cancro de próstata. Tente adicionar alguns desses peixes à sua dieta, grelhando-os, assando-os ou fazendo por exemplo um delicioso taco de peixe.

Soja – produtos de soja como tofu, edamame e tempeh são ricos em isoflavonas, que demonstraram reduzir o risco de cancro de próstata. Tente adicionar alguns desses produtos de soja à sua dieta, adicionando-os a sopas, saladas ou batatas fritas.

Ao fazer desses cinco alimentos uma parte regular da sua dieta, você pode ajudar a reduzir o risco de cancro da próstata. Lembre-se, no entanto que, antes de mais, é fundamental  conversar com o seu médico sobre outras maneiras de reduzir o seu risco, exercitar-se regularmente e manter um peso saudável.

Outros aspectos importantes que deve ter em atanção é limitar a ingestão de álcool, não fumar e efectuar exames regulares. Por fim, é importante manter-se informado sobre as pesquisas mais recentes relacionadas com este tipo de cancro.