TOP Rádio Luanda – E os vencedores de 2022 são…

ByTribuna

22 de Março, 2023

As cantoras Chelsea Dinorath e Selda foram os grandes destaques dos prémios Top Rádio Luanda 2022, que se realizou na Tenda da Bahia, em Luanda. O júri atribuiu também, por unanimidade, o prémio carreira a Gabriel Tchiema. Realce também para os prémios ganhos por Nikila de Sousa do Texas, Halison Paixão, Baló Januário e Miguel Buila.

Chelsea Dinorath venceu nas categorias “Voz Feminina do Ano” e “Voz Revelação Feminina” e revelou-se o novo fenómeno na música angolana. Já Selda com os temas “Te Esquecer” e “Namoro Comigo” arrecadou os prémios. nas seguintes categorias: “Melhor Balada” e “Melhor Afrojazz”, tendo esta última vencido em edições anteriores.

O Semba foi a última categoria anunciada com a peça instrumental “Choro do Semba” a ganhar o prémio através da dupla vencedora Texas e Tatá de Almeida. Nikila de Sousa, venceu na categoria Kizomba com o êxito “Cibernética” e “Coração de Pedra” abençoou Miguel Buila na categoria Gospel. A categoria folclore foi ganha por Baló Januário, enquanto que a voz masculina do ano consagrou Halison Paixão e o seu sucesso “Doce Morena”.

A noite começou animada com o primeiro prémio a ser atribuído a Jojó Gouveia (categoria melhor versão) com a música “Perdão” um original de Eduardo Paím. As músicas “Minha Vida”, “Ai Trabalha” e “Cavalo de 2030” levaram Gerilson Insrael, Os Ingomblock e Real Drogadinho a serem contemplados nas categorias Gheto Zouk, Afrobeat Fusion e Kuduro. Anderson Mário, Biura e Deezy conquistaram as categorias Voz Masculina Revelação, R&B e Rap.

Chelsea Dinorath, que conquistou dois prémios na sua estreia no Top Rádio Luanda, disse estar muito feliz. “Eu não trabalho para prémios, e isso foi uma consequência do trabalho árduo que fiz com a minha equipa durante o ano todo, agradeço pela oportunidade e se Deus quiser esse prémio será o primeiro de muitos. Estou com as emoções a flor da pele, e não estou a conseguir prolongar os meus argumentos”, enfatizou.

A cantora revelou que está a produzir um EP e disse que contará com a participação de outros artistas conhecidos do mercado.

O grupo Real Drogadinho fez o passeio a cavalo  no Top Rádio Luanda, vencendo a categoria de melhor Kuduro do ano com a música “Cavalo de 2030”. O grupo aproveitou para anunciar que um EP de sete músicas e um vídeo, está para ser lançado no próximo mês.

Já os músicos Texas e Tátá de Almeida (antigo Ministro das Obras públicas) que levaram o prémio “Melhor Semba” não esconderam a felicidade pela vitória. Tatá de Almeida surpreendeu-se com a conquista: “a música não foi feita com esse propósito, sendo que nasceu em brincadeira de estúdio, numa altura em que faleceram os nossos músicos Waldemar Bastos e Carlos Burity. Fizemos em memória deles. Dedicamos o prémio aos instrumentistas, porque mostrou que é possível os guitarristas vencerem também”.

 A música “Choro do Semba” editada e lançada em 2020 ainda hoje faz sucesso. Tátá de Almeida disse que o prémio é um incentivo para continuar a trabalhar. “Sou amador, mas os meus amigos são profissionais, porque tenho como hobby a música, vamos continuar a trabalhar para divulgar a cultura nacional”, disse.