A 4ªa edição do Gordon’s Pink day homenageou as 10 mulheres que se destacaram mais em várias áreas de grande relevância para os dias que correm.
Neste mês dedicado à mulher, com o dia internacional das mulheres a ser celebrado hoje, a 4.ª edição do Gordon’s Pink Day prestou homenagem às 10 angolanas que se destacaram nas áreas ambiental, educativa, saúde, empreendedorismo, apoio à população LGBTQ e às crianças, num evento que decorreu no Club S, em Luanda, uma iniciativa da Diageo e a Refriango.
Na vertente social, o Gordon’s Pink Day reconheceu o trabalho de Luísa Mayala (líder LGBTQ e responsável pelo Movimento Lesbianidade Consciente), e de Tunísia Sebastião (consultora nas Nações Unidas que apoia e capacita mulheres e crianças órfãs através da sua Fundação Muhato).
Notoriedade também foi entregue a Ana Cangombe (fundadora da Associação de Pessoas Portadoras de Vitiligo), Servelina Neto Senalto (secretária-geral da Kimbo Liombembwa, instituição que apoia o tratamento de crianças com malformações congénitas no estrangeiro) e Juliana António (promotora e defensora dos direitos de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e mulheres).
No meio ambiente, foi destacado o trabalho de Rebela Botes (activista ambiental e co-fundadora da Associação Nação Verde), e de Fernanda Samuel (iniciadora da organização de protecção e restauração dos mangais Otchiva).
Destaque também para os projectos educativos de Alda Manuel (fundadora da plataforma de conteúdos académicos Tchossi Academic) e de Silke António (activista e fundadora da associação Livros São Portas) que foram merecidamente reconhecidos Foi homenageada, também, Maria Zita Viegas (coordenadora de projectos da Federação de Mulheres Empreendedoras de Angola).
Segundo Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango, “as homenageadas representam um movimento progressista forte e com resultados extremamente positivos e relevantes nas suas áreas de actuação.”
De acordo com Rui Garcia, Country Manager da Diageo Angola, “O Gordon’s Pink Day alinha-se com as metas de responsabilidade social da Diageo, contribuído para compromisso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. É com enorme orgulho que vemos sair reforçadas questões ambientais, igualdade de género e educação, nos projectos apresentados pelas homenageadas desta edição”.
Nesta edição a apresentação coube à jornalista Mara D’alva, tendo o evento sido prestigiado por diversas figuras públicas entre as quais: Tatiana Durão, Vanda Pedro, Edusa Chindecasse e Denis Fonseca, Faia e Diva Ary, que teve a responsabilidade de animar o evento com os seus sucessos musicais, entre outras.