Definitivamente implantada a comunicação via satélite a conexão mafiosa, Caxito, Lisboa, Dubai, São Paulo, foi estabelecida uma nova hierarquia na coutada, com destaque para o Padrinho D. Corleone, Lukamba “Miau” Gato, e para porta voz e comunicação Paula Roque.
Isabel dos Santos está a negociar através de advogados no Porto, um Visto Gold com estatuto especial de residência que a coloca em segurança desde que não se manifeste publicamente em política.
A UNITA passa a ser gerida pelo Padrinho, com os beija mão Kamalata Numa, Marcial Dachala, e com estatuto especial ficam Abel Chivukuvuku e Eugénio Manuvakola. Foram retiradas influência a João Vaikene, Samuel Chiwale, Ernesto Mulato, e criado um segundo escalão que é liderado por Liberty Tchiaka, Adriano Sapiñala, Nélito Ékukui e Mihaela Webba.
ACJ não conseguiu impor-se nas bases, é rejeitado por ser mulato e em Luanda foi esmagado por Ékukui. É certo que tem apoios em certos meandros da Igreja Católica, mas mesmo nessa vertente, a maioria dos dirigentes do Galo Negro são Protestantes.
Gente próxima do SOVISMO interrogada do porquê destas movimentações, fala-se que vai começar em breve a convulsão social há tanto programada, e tem de estar assegurada a comunicação, desejam por isso que tudo esteja de prontidão no Cacimbo, no tempo seco.
Uma coisa é certa, depois da morte de José Eduardo dos Santos, há muito dinheiro à solta, são tantos os milhões em dinheiro e propriedades que se agitam as águas em Portugal; o governo português pode estar a facilitar, em tempo de crise, a circulação de fundos de proveniências suspeitas, e nessa cumplicidade está, também, o laxismo do PGR de Angola Hélder Pitta Grós, que ao que parece também tem um apartamento no Estoril Sol, comprado por Manuel Vicente e Álvaro Sobrinho, que custou 3 milhões de euros.
Vêm aí dias agitados, são tantos os subterrâneos e trincheiras da Máfia que tem, até aqui vencido a lei e desvirtuando a Justiça, o mundo está cada vez mais vulnerável ao dinheiro, há quem abra portas não importa de onde vem, quanto mais tarde for o tratamento mais doloroso vai ser, o radicalismo só se combate eliminando a raiz.