Dos contactos que fiz para reações alguns nem quiseram acreditar, a estratégia para a continuidade de Héder Pitta Groz na PGR acaba de ruir, e o nervosismo evidente instalou-se.
A escolha de Inocência Maria Gonçalo Pinto para nova PGR, apanhou muita gente de surpresa, e a corja já fazia crer ao anoitecer nas redações dos jornais, que teria sido uma indicação do PGR cessante.
A continuidade de Hélder Pitta Groz colocava em causa todo o sistema judiciário angolano, com inegáveis repercussões na credibilidade governativa, era um elo do Estado de Direito inquinado que obriga a uma auditoria pelo laxismo evidente.
É notório o silêncio da Oposição, sobretudo da UNITA/FPU e de ACJ, compromissos e dependências dos marimbondos determinam precaução, mais uma vez sem alarido o Presidente da República, João Lourenço, deu resposta determinada sem cedências às especulações.
Tudo indica que teremos um começo de ano 2023 bem agitado na cidadania angolana, é salutar em democracia, a política é a gestão de expectativas, mas os indicadores são positivos e João Lourenço dá cada vez mais sinais de Estadista determinado aliando angolanidade com africanidade, mas aproveitemos, também, esta fase de festa para viver a família, contactar a arte e a cultura, regressar às origens, fazer turismo para conhecer tantas coisas lindas do nosso país, visitar as praias lindas, enfim, reviver a história que tanto nos enobrece.
Daqui deste espaço de angolanidade, desejo a todos os leitores, amigos, aos enfermos, aos privados de liberdade, um Santo e Feliz Natal e um 2023 muito próspero.