Confesso que mesmo tendo como inevitáveis, os antagonismos pessoais e políticos na UNITA/FPU e nos seus principais protagonistas, não se manifestassem tão cedo e com tanta veemência.
Inevitáveis porque os falsos consensos advêm de interferências objetivamente diferentes, ACJ “Bétinho” é apenas o rosto que oculta uma luta interna pelo Poder, e como é uma marionete sem rumo, é usado como picareta falante, papagaio amestrado, até ao momento, pensava eu, que viria mais adiante.
ACJ “Bétinho” é hoje um prisioneiro das manas Tchizé e Isabel dos Santos, mesmo desavindas têm interesses coincidentes em Angola, e agora até estão reforçadas com a herança do pai, o maior corrupto de África que a UNITA/FPU está a transformar num herói por comungar a mesma ideia de governação.
Abel “Totozinho” Chivukuvuku é a par de Jardo “Americano” Muekália, o representante dos interesses da CIA em Angola, onde surge em evidência a independência de Cabinda e os recursos energéticos do território angolano.
Já o sargento da guarda Lukamba “Miau” Gato, é o homem dos saudosistas do Apartheid na África do Sul, são ligações antigas que o levaram a não aceitar nenhum lugar elegível com a ideia fixa de vir a dirigir a ENDIAMA, negócios que mantém desde a herança da UNITA até à atualidade.
Abel “Totozinho” Chivukuvuku, ja é público, afirma sem rodeios que controla ACJ “Bétinho” e capturou a UNITA, ele que sempre esperou pelo PRA-JA legalizado para abrir portas ao MPLA na sua incessante busca de Poder, chegou mesmo a ter negociações com Nandô, Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente da Assembleia Nacional.
É esta UNITA/ACJ/FPU que esbanjando dinheiro vai desfilando em festa, com as Matildes perfumadas e de peruca alisada, a cantar e a dançar a troco de promessas de rápido enriquecimento, é um logro que tenta arrastar Angola para mais uma desgraça, promessas vãs, sonhos mirabolantes, ilusionismo fanático, como se as coisas se fizessem do dia para a noite.
É arrepiante a falta de senso governativo, a ignorância da tramitação das coisas, Angola não é a selva da Jamba nem o Terceiro Mundo que os neocolonialistas pensam dominar, temos um Estado, Instituições, Leis, Direitos e Obrigações que nos inserem no mundo civilizado que não se compadece com inadaptados vendedores de ilusões.
Mais uns dias e novas revelações vão surgir na arena, a desconfiança e os ódios de estimação vão revelar-se, as incompatibilidades vão dar voz às explosões de descontentamento, ACJ “Bétinho” não suporta Lukamba “Miau” Gato, atura-o para não suportar o fardo que suportou Samakuva, todos sabem na UNITA, o “Miau” joga no tabuleiro da clandestinidade e do medo, levou Tchindande para o MPLA, atirou Chivukuvuku para a dissidência, colocou o seu servente Dachala a tomar conta de ACJ, deita-se com os santos e levanta-se com o diabo.