Os bandoleiros

ByKuma

1 de Abril, 2022

Desde ontem que venho sendo acossado com ameaças, próprias do ADN reconhecido de certa gentalha, que até pressionaram o corte de relações amizades ancestrais que fluíam com respeito mútuo, independentemente da diversidade. Não imaginava eu, francamente, que a opinião na Tribuna de Angola fosse tão valorizada e freneticamente seguida pelo Bétinho e pelo Miau. Não fora a pressão a terceiros, o incómodo dos insignificantes resvalavam na minha indiferença.

Todavia espantou-me a postura exaltada da presunção vitoriosa, ACJ “Bétinho” e Lukamba Miau Gato, disseminaram pelas vias do culto da personalidade, herança da mata, a simulação de uma vitória sobre o Presidente João Lourenço que claudicou ante a ameaça da UNITA, e apressou-se a nomear ACJ para o Conselho da República e a receber o temeroso líder do Galo Negro na Cidade Alta.

Ignorar este comportamento é um perigo que alimenta os objectivos da matilha, uivam logo a prepotente voracidade, e exploram o normal funcionamento democrático, como vitórias da tribo. Vivem-se momentos decisivos, os lobos vestem pele de cordeiro enquanto a brisa lhes corre de feição, mas se as nuvens escurecerem e ocultarem o sonho, logo logo teremos o vendaval e a tempestade há muito preparada, que não hajam ilusões, a UNITA não aceitará outro resultado que não seja a vitória nas urnas.

ACJ “Bétinho” está a generalizar a ambição, Marcolino Moco, o juiz Ferreira, Isabel dos Santos, o Zé Maria, Fátima Roque, já são membros da orquestra embalados na sinfonia composta pelos saqueadores que investem no palco para iludir as plateias, já há lugares marcados que estão a gerar descontentamentos silenciados pelo medo, mas que com certeza revelar-se-á no secretismo do Voto. Haja bispos e sacerdotes, hóstias e água benta, feiticeiros e cazumbilis, porque a magia vai dissipar-se pela realidade nua e crua, e o ódio de morte pelo Nandô, pelo Miala, pode ser o veneno que conduzirá à derrota.

O destino tem o destino traçado, o estigma da crueldade foi varrido do cenário, a destempo a UNITA perdeu-se no encontro com a Democracia e com o futuro.