O Presidente da República João Lourenço (JLo), acompanhado pela primeira-dama, Ana Dias Lourenço, já chegou aos Emirados Árabes Unidos (EAU) para uma visita oficial de dois dias, tendo em vista cimentar as relações de cooperação entre os dois países que se têm vindo a estreitar nas mais diversas áreas.
No primeiro dia JLo atesta a assinatura de vários instrumentos de cooperação bilateral, designadamente, memorandos de entendimento que vão permitir uma colaboração recíproca entre os dois Estados, principalmente nas áreas dos transportes, energia, agricultura e no digital. Em Abu Dhabi, o chefe do Executivo angolano tem também um encontro privado com o príncipe e comandante adjunto das Forças Armadas deste emirato, Hamdan Bin Zayed Sultan Al Nahyam.
Para o último dia, o chefe de Estado angolano manterá encontros com várias autoridades máximas do Emirados, incluindo o Príncipe Herdeiro Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Nesse dia, uma vez que é também comemorado o dia de Angola na exposição Universal “Expo Dubai”, JLo vai cumprir um programa protocolar que culminará com uma visita ao stand do país.
Com esta visita de Estado, o governo angolano prossegue o caminho de uma nova diplomacia económica que foi estabelecida por JLo, que visa atrair mais investimentos externos para o país.
As relações entre os dois estados estão e a entrar numa nova etapa, com a introdução de políticas conjuntas destinadas a dar seguimento à cooperação em domínio mais alargados de intervenção e de interesse comum. Recordemos que há dois anos, Angola rubricou com este país do Médio Oriente um acordo de protecção recíproca de investimentos, o ponto de partida para o arranque da nova fase da cooperação. Além disso, ratificaram a Convenção para evitar a dupla tributação e a evasão fiscal, que entrou em vigor em Março de 2020, apostando na cooperação económica, com destaque para os sectores do transporte, agricultura e indústria. Aliás, no que diz respeito aos transportes, recorde-se, existe já a ligação directa aérea entre Luanda e Dubai.