Humorista Gilmário Vemba faz sucesso em Portugal

ByTribuna

31 de Julho, 2021

O humorista angolano Gilmário Pinto Vemba, de 36 anos, um dos fundadores em 2003 do grupo de humoristas angolanos Os Tuneza (o equivalente em solo luso aos Gato Fedorento), de onde se desvinculou em outubro de 2019, está a dar que falar em Portugal depois de ter aceite o convite da estação de televisão portuguesa TVI para ser comentador do reality show ‘O Amor Acontece’, um formato que pretende criar oportunidades de romance entre casais.

Depois de vários espetáculos em Portugal, sempre com casa cheia, mesmo em tempos de pandemia, e após sua participação, com sucesso, nos programas de ‘roast’ (crítica/insulto) ao socialite José Castelo Branco e ao chef de cozinha Ljubomir Stanisic, sempre na TVI, o conhecido comediante angolano tornou-se uma das figuras angolanas mais queridas e notáveis para o público português.

A TVI divulgou o seu nome para comentador nas emissões diárias de ‘O Amor Acontece’, e Gilmário Vemba tem feito comentários ao lado de personalidades da televisão portuguesa, como a escritora, apresentadora e ex-assessora política Luísa Castel-Branco, da vencedora do ‘Big Brother – Duplo Impacto’, Joana Albuquerque, do comentador televisivo Flávio Furtado, da professora de dança e ex-concorrente de um ‘BB’ Andreia Filipe, da influencer sénior Laura Braz e da psicóloga Susana Dias Ramos.

UM DOS PRÍNCIPES DO HUMOR

O grupo Os Tuneza foi criado em 2003, inicialmente como o objetivo de ser um grupo teatral, integrando elementos do extinto Coletivo de Artes Tuneza, criado em 1999. Os Tuneza passaram a apresentar em vários restaurantes e espaços públicos de Luanda, antes de saltarem para a fama na Televisão Pública de Angola, onde apresentavam o programa de humor ‘Fora de Série’, um dos maiores sucessos televisivos de Angola.

Em 2010, o grupo assinou um contrato de dois anos com a empresa angolana de gestão de carreira e eventos culturais Speed Light, com o objetivo de criar oportunidades aos cinco artistas de divulgarem a cultura angolana em outras partes do mundo. Em outubro de 2019, coube a Orlando Rodrigues comunicar que Vemba deixara o grupo onde integrava com os colegas Orlando, Costa Vilola, José Chieta (Tigre) e Cesalty Paulo.