Os 23 atletas da comitiva olímpica angolana já estão em Tóquio

ByTribuna

23 de Julho, 2021

Já estão na Cidade Olímpica de Tóquio os atletas que vão representar Angola nos Jogos Olímpicos de 2020, que decorrem entre 23 de Julho e 8 de Agosto. O primeiro grupo, integrado pela seleção de Vela e pela feminina de Andebol, viajou a 12 de Julho 2021 para o Japão. O segundo grupo, com os restantes desportistas angolanos, juntou-se-lhe no dia 19, uma semana depois, numa comitiva composta por um total de 23 atletas.

A equipa feminina de Andebol é composta pelas jogadoras Teresa Almeida, Helena Sousa, Albertina Cassoma, Liliana Venâncio, Helena Paulo, Isabel Guialo, Marília Quizelete, Juliana Machado, Natália Kamalandua, Natália Bernardo, Wuta Dombaxi, Azenaide Carlos, Stelvia Pascoal e Magda Cazanga e a equipa de Vela integra os campeões Nuno Miguel Nascimento Gomes, Manuel Caiengue Lelo, Paixão Fernando Afonso e Matias Gabriel Montinho.

A Natação angolana está representada pelo jovem atleta Salvador Gordo, de 18 anos, que participará na prova dos 100 metros mariposa. Já a nadadora luso-angolana Catarina Sousa, de 21 anos, revela ter boas expectativas em relação à prova dos 100 metros livres, admitindo à imprensa estar “feliz por participar neste evento”.

Desportistas premiados

Na Vela, Angola está representada pelos atletas olímpicos Nuno Miguel Nascimento Gomes, Manuel Caiengue Lelo, Paixão Fernando Afonso e Matias Gabriel Montinho. Na modalidade de Judo, a única representante angolana será a desportista Diassonema Neidy Mucungue, na categoria -57kg, que recentemente se sagrou campeã africana, ao vencer o campeonato africano da modalidade em Antananarivo, Madagáscar.

O facto de Diassonema ser a judoca mais medalhada a nível nacional garantiu-lhe a obtenção de uma bolsa de treino no Centro Desportivo de Rouen Normendie, em França, oferecida pelo Comité Olímpico Angolano, onde se preparou fisicamente para Tóquio.

O Atletismo de Angola está representado pelos atletas Bernardo António João e Aveni Célio Reid Miguel.