Já estão na Cidade Olímpica de Tóquio os atletas que vão representar Angola nos Jogos Olímpicos de 2020, que decorrem entre 23 de Julho e 8 de Agosto. O primeiro grupo, integrado pela seleção de Vela e pela feminina de Andebol, viajou a 12 de Julho 2021 para o Japão. O segundo grupo, com os restantes desportistas angolanos, juntou-se-lhe no dia 19, uma semana depois, numa comitiva composta por um total de 23 atletas.
A equipa feminina de Andebol é composta pelas jogadoras Teresa Almeida, Helena Sousa, Albertina Cassoma, Liliana Venâncio, Helena Paulo, Isabel Guialo, Marília Quizelete, Juliana Machado, Natália Kamalandua, Natália Bernardo, Wuta Dombaxi, Azenaide Carlos, Stelvia Pascoal e Magda Cazanga e a equipa de Vela integra os campeões Nuno Miguel Nascimento Gomes, Manuel Caiengue Lelo, Paixão Fernando Afonso e Matias Gabriel Montinho.
A Natação angolana está representada pelo jovem atleta Salvador Gordo, de 18 anos, que participará na prova dos 100 metros mariposa. Já a nadadora luso-angolana Catarina Sousa, de 21 anos, revela ter boas expectativas em relação à prova dos 100 metros livres, admitindo à imprensa estar “feliz por participar neste evento”.
Desportistas premiados
Na Vela, Angola está representada pelos atletas olímpicos Nuno Miguel Nascimento Gomes, Manuel Caiengue Lelo, Paixão Fernando Afonso e Matias Gabriel Montinho. Na modalidade de Judo, a única representante angolana será a desportista Diassonema Neidy Mucungue, na categoria -57kg, que recentemente se sagrou campeã africana, ao vencer o campeonato africano da modalidade em Antananarivo, Madagáscar.
O facto de Diassonema ser a judoca mais medalhada a nível nacional garantiu-lhe a obtenção de uma bolsa de treino no Centro Desportivo de Rouen Normendie, em França, oferecida pelo Comité Olímpico Angolano, onde se preparou fisicamente para Tóquio.
O Atletismo de Angola está representado pelos atletas Bernardo António João e Aveni Célio Reid Miguel.