Tem apenas 18 anos e já é conhecido, tanto em Portugal quanto em África, como “o homem elástico” que veio de Angola. Falamos de Gildo Gomes, o estudante de enfermagem que é contorcionista e está na final do concurso de talentos ‘Got Talent Portugal’, que é emitido todos aos domingos à noite na RTP1 e que terminará no próximo dia 25 de julho.
No final da sua primeira atuação, no palco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Gildo conquistou a plateia, que o aplaudiu efusivamente, e impulsionou a apresentadora do programa, Sílvia Alberto, de 40 anos, a carregar no botão dourado, garantindo-lhe a passagem às semifinais e mostrando ser ele o seu artista favorito.
O jovem artista angolano foi agora escolhido pelos telespetadores como um dos doze finalistas do concurso de talentos da estação pública portuguesa e isso aconteceu depois de ter feito um grande apelo nas redes sociais, e de ter contado com o apoio de várias figuras públicas angolanas, como radialista e apresentador de televisão Benvindo Magalhães, mais conhecido como “BV”.
“Preciso da ajuda de todos os compatriotas e amigos de Angola e residentes em Portugal para poder passar à fase final. Peço que votem em mim e ajudem-me a realizar o sonho de poder fazer mais pela nossa terra por meio da minha arte”, desafiou Gildo Gomes, e com sucesso, posicionando-se nesta fase como um dos potenciais vencedores do programa televisivo português.
Sonha com o Cirque du Soleil
Mas quem é, afinal, Gildo Gomes? Aos 18 anos é um estudante de enfermagem que é também um contorcionista autodidata. Gildo apaixonou-se pelas histórias dos filmes Kataté Kid e vive fascinado pela elasticidade e pelos movimentos de Jackie Chan, ator que tentou imitar durante anos na privacidade do seu quarto.
Com onze anos, o jovem angolano descobriu nas redes sociais o russo Alexei Goloborodko, um contorcionista profissional, dançarino clássico e especialista em artes marciais chinesas de 26 anos que trabalhava com a companhia Cirque du Soleil. É então que se dá o ‘click’ que faltava ao artista angolano: Gildo sonha, desde então, poder um dia pertencer à maior e mais prestigiada companhia circense do mundo. E juntar-se ao seu ídolo Alexei.