UNITA – Dúvida e pânico

ByKuma

5 de Julho, 2021

A tentativa de ocultação da fragmentação do Galo Negro ficou reduzida a escombros com a dúvida e o pânico que emergiram das últimas reacções às iniciativas do Partido e do descontrolo cada vez mais evidente do líder Adalberto Costa Júnior.

Uma vez eleito para guiar os “kwatchas” até ao poder, com o frenesim da imaturidade e com inócua identidade política, ACJ semeou ventos, embalou no caminho fácil da crítica, ameaçou a estabilidade, aliou-se a tudo quanto soprava a favor, foi usado por aqueles que hoje trazem a tempestade para o desalojar do lugar, e nem é preciso que os tais inimigos/adversários façam algo, internamente o nefelibata está a ser corroído pelos próprios “maninhos” que o ajudaram no folclore carnavalesco.

Internacionalmente ignorado, defraudado nas intenções de isolar João Lourenço, foi marginalizado pela colagem aos “marimbondos”, carregando o estandarte de “marioneta” de José Eduardo dos Santos.

Mas para a UNITA o pior ainda não chegou, e quando a miragem do Poder está cada vez a transformar-se numa vertigem, a colagem fotografada em Bissau correu o mundo e abriu portas ao DAESH que, esta semana, Serviços de Inteligência da Europa e dos Estados Unidos da América detectaram três bases de recrutamento e treinamento militar na RDC, ao serviço do fundamentalismo islâmico que domina a Guiné Bissau.

Não obstante ser visível uma ofensiva diplomática e preparado um novo périplo de ACJ à Europa, as respostas dos sucessivos contactos têm sido negativas, além de pareceres de constitucionalistas internacionais reconhecerem ter havido inconstitucionalidade da eleição de ACJ para a liderança da UNITA, disso mesmo deram conhecimento a Abel Chivukuvuku que vacila no avanço da coligação, pese embora as garantias do grupo da Vila Alice liderado pelo deputado Lukamba Gato.

Entretanto, há quem no Galo Negro exija uma auditoria aos fundos provindos dos “marimbondos”, há somas entregues no estrageiro que podem não estar contabilizados, e a corrupção exercida por ACJ quando encarregado do património da UNITA deixou internamente muitos militantes desconfiados, daí o protagonismo de Sapinala em Benguela e Ékuikui em Luanda para se posicionarem na possível substituição do actual líder.

Uma actual membro da Comissão Política da UNITA em tratamento médico em Portugal, visitada por amigos, afirmou estar preocupada porque o Galo Negro vai deitar-se na cama que ACJ abusivamente fez. De forma irónica até disparou: quem diria que ia ter saudades de Samakuva…!!!