O sinal

ByTribuna

17 de Dezembro, 2020

Pode um pateta incendiar o que o rodeia com aleivosidades?
Pode um idiota útil ser porta-voz de alguém?
Mais ninguém poderia ser melhor mensageiro rural do que Kamalata Numa, e o local, não por acaso, foi o distante Cuando Cubango.
Só um militar ignorante e um político fora da realidade poderia fazer aquele discurso, qualquer conflito hoje seria claramente recusado pelos cidadãos e seria condenado internacionalmente. O grave é um político com a dimensão de poder ter sido Presidente da UNITA e ter a patente de general, assumir uma postura desta traduzida do seu discurso, sobretudo quando o Povo vive uma crise económica e social.
O mais hediondo é nós, humildes cidadãos contactarmos titulares de cargos importantes na UNITA e deduzir que muitos pactuam desta versão de conflito, acham as arruaças e a convulsão social branda para chegar ao Poder.
Espanta o silêncio da direcção da UNITA, o seu presidente, que parece que já não é, anda pela Europa a tentar comprar com o dinheiro dos marimbondos espaços nos jornais para em busca de sobrevivência, mas para além de jornais subsidiados por Manuel Vicente e seus comparsas ninguém o conhece ou lhe dá importância.
Creio que a PGR angolana , que com tanto aprumo se ocupa dos marimbondos, e bem, deve dar atenção a estes sinais vindos de representantes de Partidos, e por consequência da Democracia, pelos incitamentos à Ordem Pública, tudo deve ser feito para garantir o Estado de Direito.
O desnorte é tão grande que os “maninhos” andam frenéticos com a ânsia das Autarquias, e quando João Lourenço clarificou a situação, o pânico instalou-se e os sonhos da criação de “feudos” inquisitorial e antros de vingança esmoreceu, e o tempo é implacável.
Quem diria que um ano após ter sido rendido, quase escorraçado, Isaías Samakuva haveria de deixar saudades nas hostes da UNITA?
Terá esta UNITA de Kamalata Numa razão de existência…???

Kuma