A Coragem de Ser Democrata

ByKuma

14 de Outubro, 2025

Há uma espaço em democracia que exige verticalidade e transparência, não pode haver concessões, são posturas que definem quem aposta no serviço público ou dele possa vir a ser de fora, alguém que não abdica da sua cidadania.
Surgiu apostado numa incursão pelo serviço público, Rafael Massanga Savimbi, trás consigo o peso de ser uma lufada de ar fresco na UNITA, mas tem de demonstrar coragem de não ir em frente a qualquer custo, e a colagem do terrorista Nelson Dembo, é algo que tem de repudiar com intransigência.
Foi uma fonte contaminada que contagiou negativamente o bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, a cedência aos anarquistas terroristas que se alimentam do caos. Os discursos torpes e oportunistas de Vítor Hugo Mendes, o ruído proveniente da demência visível de Graça Campos, e a ações públicas do terrorista Nelson Dembo, que insultou selvaticamente o Ministro das Relações Exteriores de Angola (não importa quem seja), todos eles nunca proscritos por iniciativa da UNITA. 
Informações fidedignas dão-nos conta que o bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, leva como única arma para o XIV Congresso, uma Coligação com o PRA-JA, com Jardo Muekalia como nº 2, visto que Chivukuvuku criou muitos anticorpos no Galo Negro. O líder atual dos kwatchas tem compromissos inadiáveis e insubstituíveis, com os proscritos do MPLA, Francisco Viana, Marcolino Moco, Raúl Dinis, Joaquim Ribeiro, e Paula Roque, situação que só uma candidatura mandatada por Isaías Samakuva, pode romper e colocar-lhe fim.
De propostas para o País, que modelo de sociedade querem, qual a linha de relações internacionais adotam, o que querem fazer da educação, saúde, ordenamento do território, e como? Que modelo de segurança e solidariedade social, enfim, está uma Nação inteira à espera e só tèm tido como resposta o silêncio do vazio e da total ausência de um modelo estruturado. Ouvem-se banalidades, slogans, e definitivamente, falta uma palavra que procure o diálogo para uma Refundação do Estado, coragem para edificar com esperança renovada, uma Nova República.