Grupos folclóricos ganham destaque em Luanda

ByTribuna

5 de Junho, 2024

Grupos folclóricos angolanos exaltaram a dança tradicional do país, na passada sexta-feira em Luanda, no âmbito do espectáculo “Nossa Terra”. A apresentação fez parte do projeto “Dançar Kuya” e ocorreu durante a 10ª edição do festival “Nossa Terra”, organizado pela Associação Angolana de Dança (AADança) em parceria com o grupo cultural Bailado Elenco Dance e o Palácio de Ferro.

Os grupos que se apresentaram foram: União do Povo da Kissama, Ballet Tradicional Njinga Mbandi, Grupo Velocidade Cósmica, Grupo Carnavalesco Juventude Unida do Palanca, Grupo Kudissanga e Bailado Elenco Dance. Cada grupo apresentou coreografias que retratavam a cultura e as expressões artísticas angolanas.

O Bailado Elenco Dance abriu o espetáculo com uma apresentação de dança vestidos com trajes africanos verdes e lenços vermelhos. O grupo União do Povo da Kissama, composto por 3 homens e 3 mulheres, dançou a música “Luanda precisa de ti”, trazendo um ambiente cultural típico de Luanda.

Dino Mandamba, diretor do Bailado Elenco Dance e organizador do evento, destacou que o objetivo do espectáculo “Nossa Terra” é abordar questões culturais de Angola, não apenas através da música, mas também da dança, como a kizomba e o semba. Segundo Mandamba, o festival visa mostrar a unidade, irmandade e amizade entre os grupos.

Durante o evento, o grupo Bailado Elenco Dance homenageou Valter Vicente Ferreira Lopes “Mojó”, fundador do grupo de dança Lambada do Kinaxixi,  numa apresentação com os integrantes vestidos de preto e acompanhados por uma música melancólica do músico Puto Português.

O espetáculo “Nossa Terra” já foi realizado em outras províncias angolanas, como Bengo, Uíge, Benguela, Malanje e Cuanza-Norte, com o objetivo de exaltar a cultura e a dança tradicional do país.