Instagram está a testar anúncios não ‘puláveis’ que não se podem passar à frente

ByTribuna

12 de Junho, 2024

O Instagram está a testar “intervalos de anúncios” que o obrigam a parar e a olhar para um anúncio durante um período de tempo antes de poder continuar a percorrer o ecrã. Vários utilizadores do X e do Reddit relataram ter visto a funcionalidade, e o porta-voz do Instagram, Matthew Tye, confirmou que os intervalos de anúncios estão a ser testados. Tye disse que o Instagram “forneceria atualizações caso esse teste resultasse em qualquer alteração formal do produto”.

Um Redditor identificou o recurso ao percorrer histórias e posts. Depois de uma certa quantidade de rolagem, o Instagram impediu-os de ir mais longe até que eles olhassem para um anúncio. O Instagram apresenta um ícone de “pausa para anúncios” com um temporizador de contagem decrescente que mostra quanto tempo falta para começar a percorrer novamente.

Quando o utilizador tocou no ícone para obter mais informações sobre a funcionalidade, o Instagram mostrou uma mensagem que dizia: “Os intervalos de anúncios são uma nova forma de ver anúncios no Instagram. Por vezes, poderá ter de ver um anúncio antes de poder continuar a navegar.”

O Instagram já exibe posts patrocinadas e anúncios entre o conteúdo que você está a ver, seja seu feed inicial ou Reels. Mas a colocação de conteúdo não pulável entre as publicações leva isto a outro nível – e parece bastante perturbador. “Estamos sempre a testar formatos que possam gerar valor para os anunciantes”, afirma Tye.

Para além do Instagram, o YouTube também mostra anúncios que não podem ser ignorados antes e durante os vídeos. No ano passado, até expandiu os anúncios publicitários de 30 segundos para a sua aplicação de TV. Tanto o YouTube como o TikTok também colocam anúncios entre os seus vídeos curtos, mas é possível passar por eles.