Adeus maus hábitos! Fique mais saudável com estes simples passos

ByTribuna

3 de Abril, 2024

Quantos maus hábitos tem? Certamente, se parar para pensar, são mais do que gostaria, mas há vários que devemos evitar. Tenho a certeza que consegue imaginá-los, mas aqui estão eles: um estilo de vida sedentário, álcool, tabaco, não dormir o suficiente, saltar o pequeno-almoço e apanhar sol sem proteção. Explicamos porque é que estes são maus hábitos e porque os deve evitar.

Acabaram-se as noitadas

É extremamente importante dormir o suficiente, pelo menos 6 horas por dia, embora se recomende 8 horas. Não dormir bem, para além de provocar irritabilidade e cansaço, aumenta o risco de sofrer um ataque cardíaco. De facto, as pessoas que têm dificuldade em adormecer têm 45% mais probabilidades de sofrer um ataque cardíaco.

Diga adeus ao tabaco

Provavelmente já conhece todos os problemas de saúde causados pelo tabaco. O tabaco é responsável por metade de todos os ataques cardíacos. A nicotina aumenta o ritmo cardíaco, enquanto o óxido de carbono substitui o oxigénio e aumenta o risco de coágulos sanguíneos. Benefícios do tabaco? Nenhum.

Não saltar mais o pequeno-almoço

Para começar bem o dia, devemos começar por ingerir os nutrientes e as calorias de que o nosso corpo necessita para enfrentar o dia com energia. Não tomar o pequeno-almoço pode levar à exaustão, à perda de concentração e podemos chegar à refeição seguinte com mais fome e a comer demais.

Não tome banhos de sol sem proteção

Porque é que continuamos a subestimar os perigos do sol? Se não proteger adequadamente a sua pele, mesmo no inverno, pode provocar melanoma, insolação, dores de cabeça, problemas oculares e queimaduras solares.

Adeus ao álcool

O fígado, o pâncreas, o coração… vários órgãos sofrem quando bebemos álcool. É por isso que é melhor limitar o seu consumo e reservar uma bebida para o fim de semana. A quantidade de álcool recomendada para os homens é de 25 gramas por dia (equivalente a dois copos de vinho tinto), enquanto que para as mulheres é de 12 gramas por dia (um copo de vinho tinto).

Acabar com o estilo de vida sedentário

Sabia que um estilo de vida inativo pode ser a causa de muitas doenças crónicas? Não praticar exercício físico regularmente aumenta o risco de obesidade, osteoporose, depressão, colesterol elevado, doenças cardíacas… No entanto, com os empregos actuais, é muitas vezes difícil não passar várias horas sentado. Mas, tão simples como fazer uma caminhada de 30 minutos por dia pode ajudar-nos a ganhar saúde e anos de vida. Está disposto a fazê-lo?