Distração para aproveitar a onda, os aventureiros saem em coro, na hora em que o país se esforça para ocupar um lugar digno no mundo, os abutres aproveitam para o enquistar com o veneno do boato e da intriga.
O mundo está tenso, soa uma instabilidade internacional, há conflitos na Europa, na Ásia, no Médio Oriente, em África, há sinais de saturação democrática, fragilidades das autoridades dependentes do voto, a Nova Ordem Mundial tarda pela inconsistência das políticas internas de países relevantes no espectro planetário.
Ainda que saibamos que os terroristas acotovelados na UNITA estejam fragmentados e moribundos, há na complexidade da Nação com 18 províncias relevantes e uma multiplicidade de etnias, uma Paz permanentemente ameaçada pela canalhice sem vergonha, orquestrada pela picareta falante, o bacharel tirano psicopata ACJ “Bétinho”, líder clandestino da FPU.
É claro que um jornalista ou comentaristas não sabe todos os pormenores de Estado, nem tem que saber, mas há sintomas preocupantes travestidos de várias formas, há no eixo Luanda – Lisboa um permanente beliscar na dignidade dos eleitos, escutam-se rumores, invertem-se realidades, e a justiça em que já ninguém acredita, permite que o Estado seja vilipendiado na sua dignidade e honorabilidade.
Publicaram-se livros para branquear Jonas Savimbi, para vangloriar Abel Chivukuvuku, já tinham feito Chiwale e Muekália, e estão na forja os de Lukamba “Miau” Gato e Kamalata Numa. Todos eles deuses de um inferno tirano que reduziu a cinzas vidas humanas, e que se alimentam de sonho de vingança e ajuste de contas, de consequências imprevisíveis.
Sopram ventos de mudança, o cidadão quer segurança, estabilidade, com arruaça perdemos todos, mas há quem ganhe perdendo.
Pela Nova República…!!!