Ontem era tarde demais

ByKuma

12 de Janeiro, 2024

Familiares e amigos dão conta da iminente saída de Hélder Pitta Grós da Procuradoria Geral da República, embora tardia os ventos da mudança impõem que alguns pilares da desgraça do País, sejam afastados e até responsabilizados pelas falhas hediondas que sustentaram o fracasso do Sistema.

Houve na trajectória da Nação angolana ícones que por incompetência, cumplicidade ou laxismo, sempre disfarçaram a sua cobardia numa passividade arrepiante, e a Justiça foi o elo mais evidente na inadaptação democrática, nunca soube ou não quis libertar-se, ficou no conforto dos bastidores, servindo gregos e troianos. casos hoje consensuais na apreciação pública generalizada de Helder Pitta Grós e do juiz Ferreira que tutelou o Tribunal Constitucional.

Mas o sinal espantoso, e que hoje me trás aqui, é o anúncio público, na porta de saída, do envio próximo do Processo de Isabel dos Santos e Sonangol, para o tribunal. Este sacudir água do capote, hipócrita, vergonhoso, é um presente envenenado do PGR ao próximo/a Procurador, independentemente da qualidade e eficácia do conteúdo processual.

Outra aberração é invocar imunidade para que esteja perdido no tempo a as acusações contra Isabel, Vicente, Dino e Kopelipa, a imunidade suspende o cumprimento de pena, não paralisa a justiça, a inércia da PGR já dissipou a eficácia condenatória e pedagógica.

São estes vícios que geram vicissitudes que enfermam a democracia, o próprio desenvolvimento vai atenuando a responsabilidade criminal, e esse foi o jogo evidente do senhor Procurador.

Pelas Convenções Provinciais em busca de uma Nova República…!!!