Bota abaixo

ByKuma

14 de Julho, 2023

Como diria Viriato da Cruz, o feitiço falhou.Política é estratégia, nela consolida-se a lógica consoante os desafios, o aventureirismo e imediatismo estão condenados ao fracasso, a insistência no falhanço mostra incapacidade de adaptação e distanciamento da realidade.

No desespero criam-se fantasmas, interioriza-se uma realidade virtual, e perde-se a noção do certo ou errado até que o extremo do abismo obrigue a parar.Desde 2002 que a UNITA silenciou a sua tendência bélica, o peso da derrota colocou a Oligarquia Déspota Familiar dependente e humilhada, e foi fácil aliená-la com benesses.

Com isso José Eduardo Santos domou a Oposição, deu-lhe existência, mas tornou-a residual e atraiu-os ao iluminismo da capital.

Venderam-se completamente a troco da inserção num espaço civilizacional existente pela governação do MPLA. Repare-se que ninguém quis ficar na Jamba nem nas suas terras de origem, o fascínio de Luanda cegou-os.

Em 2019, em plena crise económica que se arrastava desde 2014, e a política encetada pelo Presidente João Lourenço, fechou as torneiras dos compadrios e da corrupção, e a Oligarquia Déspota Familiar, que sempre controlou a UNITA com Lukamba “Miau” Gato como capataz, teve necessidade de uma nova liderança para esconder os rabos de palha que advinham da dependência de JES: Surge em 2019 de forma atabalhoada o psicopata ACJ “Bétinho” picareta falante, orador missionário, à frente de um coro de indigentes perdidos, que cedo sentiu uma UNITA perdida e desacreditada, encontrando saída numa clandestina FPU associado-se a um Partido fantasma e cedendo espaço ao grupo da CIA, Abel Chivukuvuku e Jardo Muekália.

Só que a cegueira, estupidez ou ignorância, levou a UNITA/FPU a trilhar um caminho suicida, tanto mentiram, tanto agrediram, tanto insultaram, mas sobretudo tanto prometeram e não cumpriram, que os desacreditou totalmente, não lhes restando o belicismo, a anarquia, e a sabotagem, mas isso tem o revés da medalha, obriga o Governo e o MPLA a adaptar-se a esse jogo e por consequência eternizar-se no Poder, pela mão do Povo que mais não quer que segurança, estabilidade, e Paz, muita Paz.A UNITA/FPU transformou-se numa seita residual, sem credibilidade, e é o espelho do retrocesso civilizacional que claramente os cidadãos rejeitam.

Aqui neste espaço já defendi uma Nova República, um Referendo, mantenho como democrata e homem livre a ideia, mas reconheço que João Lourenço e o MPLA têm nasta Oposição e sobretudo na UNITA/FPU do psicopata ACJ “Bétinho”, a garantia de qualquer acto eleitoral nos próximos tempos.