Preocupante

ByKuma

11 de Maio, 2023

Tem sido notória a intervenção pública de Isaías Samakuva nos últimos dias, além de se anunciar a edição de um livro de sua pretensa autoria, foi hoje recebido pelo Senhor Presidente da República, no que pareceu uma visita oficial à Cidade Alta.

É publicamente sabido que existe uma amizade antiga entre ambos, isso é sempre positivo no caso de dois protagonistas nacionais, mas é preocupante quando internamente, sabe-se que Isaías Samakuva está prisioneiro e fragilizado no Galo Negro, às ordens de ACJ “Bétinho” e da oligarquia déspota familiar, liderada pelo belicista Lukamba “Miau” Gato.

Consta entre membros proeminentes do SOVISMO que está em causa uma soma importante da UNITA num banco em Londres que Samakuva movimentou, e numa fraude decorrente da venda do terreno em Luanda, onde foi edificado o Hotel Skina.

Dada essa fragilidade Isaías Samakuva mandou quem lhe está a escrever o livro, parar até nova ordem; também caiu como uma bomba o facto de a Tribuna de Angola ter denunciado que o antigo líder da UNITA se assumia no livro como licenciado em Ciência Política, quando afinal nem o ensino secundário completou, disso mesmo deu conta ao Professor Doutor Isaías Afonso em entrevista ao jornal português O Dia, executada em Paris.

Não vai tardar, será a própria UNITA e o seu líder ACJ “Bétinho” a criticar o facto de João Lourenço ter recebido Samakuva.

Todavia Isaías Samakuva tem conhecimento da exploração do garimpo de ouro e diamantes por parte de Lukamba “Miau” Gato e seus cúmplices, como Marcial Dachala, um caso que carece de uma investigação do Ministério Público.

A Institucionalização da UNITA não pode legitimar o saque dos recursos naturais nacionais, os luxos de muitos Kwatchas também custam muito dinheiro, e quem cabritos vende e cabras não tem, a PGR deve saber de onde vem.